Durante os seis dias de carnaval, o Juizado da 1a Vara de Infância e Juventude estará utilizando a estrutura da creche estadual Ieda Barradas Carneiro, mais conhecida como creche do Iapseb, para abrigar as crianças perdidas na festa.
Ontem pela manhã, o secretário de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza, Valmir Assunção, apresentou o centro educacional ao juiz Salomão Resedá. Com capacidade para 180 crianças, a creche vai abrigar também filhos de mulheres que trabalham no carnaval.
Segundo o juiz, a média de crianças desaparecidas em cada grande festa, como o Carnaval, chega a 50, mas a perspectiva é que esse número diminua. “De todas maneiras esses meninos já podem contar com um ambiente e um atendimento mais adequados às suas condições”, enfatiza.
Na creche do Iapseb estarão trabalhando técnicos da Sedes e da 1a Vara de Infância e Juventude, somando 40 profissionais. Além da assistência, a criança também terá suas refeições garantidas
Valmir Assunção afirma que não poderia deixar de ajudar a solucionar essa questão. Para tanto, colocou a creche à disposição do Juizado, cedendo toda sua estrutura, alimentação e profissionais ligados à Secretaria. “A intenção é minimizar o sofrimento das famílias, e, por outro lado, dar oportunidade às mães trabalhadoras que não tem onde deixar seus filhos”.