O turista espanhol Andréas Valencia chegou hoje (31) à Bahia pela primeira vez. “Eu só conhecia a figura da baiana e a capoeira pela televisão ou pela internet”, contou. Ao desembarcar no Aeroporto Internacional de Salvador, foi recebido por essas figuras típicas, ouvindo o legítimo som do berimbau e ganhou uma camisa, uma fitinha do Bonfim, uma revista Viver Bahia, além da programação oficial do Carnaval 2008. O serviço de recepção, inaugurado hoje, foi preparado por uma parceria entre a Bahiatursa e a Setur.
Segundo a presidente da Bahiatursa, Emília Salvador da Silva, este tipo de receptivo, que funciona das 8h às 22h nos desembarques nacional e internacional, é um trabalho pioneiro no Brasil e tem o apoio do Ministério do Turismo, por isso será permanente após o período de festa e deverá se estender para outros aeroportos do país.
Ela disse que, neste primeiro momento, está sendo feito um trabalho com duas grandes parceiras, a TAP Linhas Aéreas de Portugal, que tem um vôo diário de Lisboa para Salvador, e a TAM. Emília disse também que o receptivo não foi criado para dar orientação ao turista, para o que já existem os estandes próprios, mas passar o conceito de que valeu a pena chegar aqui, mesmo depois de viagens muitas vezes cansativas ou com contratempos.
O superintendente do Aeroporto Internacional de Salvador, José Cassiano Filho, aprovou o receptivo. “É uma forma de associar a marca do Estado à nossa cultura, uma forma original de dar boas vindas mostrando logo a alegria e a cara da Bahia”, observou.
O secretário estadual do Turismo, Domingos Leoneli, disse que o receptivo agrega valor ao serviço de guias que também está sendo prestado. Ele lembrou que o turismo na Bahia não pára de crescer. “Desde o ano passado, já temos 12 novos vôos internacionais por semana, um investimento de R$ 1,135 bilhão de empresas privadas no nosso Estado e vamos capacitar cerca de três mil pessoas para trabalhar com o turismo somente em 2008”, enumerou.