Ao pensar o Carnaval como festa pública e um dos eventos mais importantes para a Bahia, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Cultura (Secult), investe na programação gratuita para o folião.

‘Carnaval Ouro Negro’, ‘Carnaval do Pelourinho’ e ‘Carnaval Pipoca’ são os três projetos financiados pela secretaria, com o objetivo de garantir pluralidade de ritmos e manifestações da folia de Salvador. Este ano, por meio desses programas, a Secult está destinando aproximadamente R$ 10 milhões aos seis dias de festa.

Além do desfile das 137 entidades de matriz africana nos três principais circuitos da Folia (Dodô, Osmar e Batatinha), a secretaria preparou uma programação para o folião pipoca, nos dois principais circuitos da festa, levando em conta que cerca de 478 mil moradores de Salvador participam da folia e que 58,9% deles estão no grupo de folião pipoca.

O investimento no Carnaval Pipoca, neste ano, é da ordem de R$ 2 milhões e conta com a parceria das empresas públicas da Bahia como Embasa e Bahiagás.

Projetos especiais
Por meio da seleção de projetos especiais para a folia, a Secult realizou a curadoria de três trios elétricos, licitados pela Bahiatursa, com 15 apresentações nos circuitos Dodô e Osmar.

Os destaques são as participações de Luiz Caldas, Lazzo Matumbi, Buck Jones – Axé Percussivo, Juliana Ribeiro, Gerônimo, Tonho Matéria, Novos Baianos, Edil Pacheco, Jorge Mautner e Jota Veloso com Isabela Taviani, Motumbá, Bahia Reggae Power, com a atração internacional Georffrey Chambers.

A secretaria apoia o desfile do microtrio de Ivan Huol e as apresentações de Gereba e Paulinho Boca, no Terreiro de Jesus, Coletivo do Reggae em trio da prefeitura e o projeto Samba de Nossa Terra no trio do Comcar. A Secult também articulou o apoio do Governo do Estado ao Palco do Rock, em Piatã, que este ano tem patrocínio da Bahiagás.

Outras iniciativas para o Carnaval Pipoca são a contratação e pagamento de 107 artistas – selecionados pela Prefeitura de Salvador/Conselho do Carnaval – para desfilar em trios elétricos e seis palcos dos bairros Cajazeira, Itapuã, Liberdade, Periperi, Plataforma e Tancredo Neves. O público poderá conferir a performance de artistas como Márcia Short, Sarajane e Nelson Rufino.

Programação dos Trios do Carnaval Pipoca*

Sexta-feira (4)

Cavaleiros de Jorge (J Velloso, Jorge Mautner, Isabela Taviani) – 14h45

Lazzo – 20h30
Luiz Caldas – 23h

Sábado (5)

Luiz Caldas – 14h40

Motumbá – 17h30
Novos Baianos (Paulinho Boca, Baby, Galvão e convidados) – 22h20

Domingo (6)

Bahia Reggae Power (Max Romeo e Georffrey Chambers) – 00h50

Barca da Folia (Noeme Bastos, Luciano Bahia e Robson Moraes) – 18h35
Gerônimo – 21h25

Segunda-feira (7)

Na Palma da Mão (Davi Vieira e Escola Percussiva) – 14h30

Tonho Matéria – 12h30
Edil Pacheco – 19h40

Terça-feira (8)

Barra (Dodô)
Vozes Quilombolas (Claudia Cos’tta, Grupo Quixabeira, Isabel de Feira e Sambistas do Recôncavo) – 17h

Avenida (Osmar)
Samba de Moça Só (Juliana Ribeiro, Cacau do Pandeiro e Banda Samba das Moças) – 17h
Buck Jones – 20h50

*Os horários determinados pelo Conselho do Carnaval podem sofrer alteração.

Para ver a programação dos trios independentes e apresentação nos bairros, clique aqui.

Confira a programação do Palco do Rock.
———————————————–
Acompanhe as notícias do Carnaval e a transmissão pelo portal do Irdeb.