O número de ocorrências durante o primeiro dia de Carnaval (quinta-feira), em Salvador, caiu 2%, na comparação com o primeiro dia da festa no ano passado. Os números foram divulgados, nesta sexta-feira (4), durante reunião de avaliação realizada no Comando Geral da PM, no Quartel dos Aflitos.

Nos três circuitos da festa foram registradas 102 ocorrências contra 104 em 2010. Houve redução de 68% em casos de uso e tráfico de drogas e 17% no número de furtos. Dez pessoas foram presas em flagrante e duas armas apreendidas. A polícia ainda registrou duas tentativas de homicídio e 22 casos de lesão corporal.

O comandante geral da PM, Coronel Nilton Mascarenhas, ressaltou o sucesso do trabalho das forças de segurança no primeiro dia. “Foi uma noite de Carnaval tranquila, com redução da violência e um trabalho ostensivo intenso, com apreensão de armas e prisões em flagrante”.

O delegado geral da Polícia Civil, Hélio Jorge Paixão, disse que o trabalho da Polícia Civil está sendo feito normalmente, e que os policiais sabem da responsabilidade que têm com a relação à sociedade. “Foi um primeiro dia tranquilo, com redução no número de ocorrências e os policiais civis atuando em todos os circuitos. O trabalho vai continuar para dar segurança aos foliões”.

A reunião de avaliação e realizada diariamente no Comando Geral da PM, no Quartel dos Aflitos, com a presença das polícias Militar e Civil, Corpo de Bombeiros e todos os órgãos municipais e estaduais envolvidos na organização da festa. O governador Jaques Wagner foi representado pelo assessor-geral de Comunicação, Robinson Almeida.