Cerca de 200 mil pessoas já passaram pelo Carnaval do Pelô. A estimativa é do programa Pelourinho Cultural, que realiza a decoração, operação, infraestrutura de som e luz, e curadoria artística dos shows que acontecem nos largos, praças e ruas dessa área. Coração do Centro Histórico de Salvador (CHS), o local é tombado como Monumento Nacional pelo Ministério da Cultura e chancelado pela UNESCO como Patrimônio da Humanidade.

A promoção do Carnaval no Pelô é do Governo da Bahia, através do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (IPAC), da secretaria estadual de Cultura (SecultBA), com investimento de R$ 1,6 milhão, excetuando os recursos estaduais dos setores da saúde, segurança e infraestrutura urbana.

A previsão é que cerca de 500 mil pessoas circulem na área do Pelourinho nos cinco dias de festa. “Esse número aumenta já que o fluxo de pessoas no CHS muda, com horários de pico durante as principais atrações, como o show de abertura do dia 03 e a apresentação do Nação Zumbi, neste sábado (5) às 22h30”, esclarece o diretor geral do IPAC, Frederico Mendonça.

Com total de 95 atrações, o Carnaval do Pelô contabilizou, até as 2h da madrugada deste sábado (5), 61 apresentações. Até o final da festa, na terça-feira (8), mais 34 atrações artísticas irão se apresentar. São shows de grandes bandas, artistas e grupos famosos, como Nação Zumbi, Baiana System, Pepeu Gomes, Retrofoguetes, Mariene de Castro, o cantor e compositor Otto, as bandas Diamba e Didá, além de outros artistas e o Carnaval Infantil que está na Praça das Artes e começa às 13h. Outros shows ocorrem das 16h até as 2h.

A SecultBA/IPAC disponibiliza 171 profissionais e técnicos para fazer acontecer 200 horas de atrações nos largos, praças e ruas. Nos quatro largos internos ( Tereza Batista, Quincas Berro d’Água, Pedro Archanjo e Praça do Reggae) se apresentam artistas como Mariene de Castro, Bitgaboott, Retrofoguetes e Pepeu Gomes. Já os três palcos externos estão no Largo do Pelourinho, no Cruzeiro de São Francisco e Praça das Artes.

Neste ano, ocorreu crescimento de 12% das propostas de artistas, cantores e músicos selecionados para a programação, se comparado ao ano passado. Em 2010 foram 150 propostas, e neste ano, 168. A decoração contabiliza 2,5 peças e adereços, três pórticos de ruas, cordoalhas e totens, além de decoração cênica especial para três palcos.

Serviços
No Pelourinho estão instalados, sete bancos 24 horas, três estacionamentos totalizando 650 vagas, além de outras vagas no Comércio e Baixa dos Sapateiros, um posto de Saúde em frente à Faculdade de Medicina, 12 pontos elevados da Polícia Militar, a delegacia especializada para Turismo, no Cruzeiro de São Francisco, um posto do Juizado de Menores, na Rua Frei Vicente, entre outros serviços como Salvar, SAMU e Corpo de Bombeiros. Clique aqui para baixar gratuitamente fotos do Carnaval do Pelô 2011.