O governador Jaques Wagner, acompanhado dos secretários da Saúde, Jorge Solla, e da Segurança Pública, Maurício Barbosa, e do assessor-geral de Comunicação do Estado, Robinson Almeida, visitou, na manhã desta sexta-feira (4), segundo dia de Carnaval, parte das estruturas da Segurança e da Saúde montadas pelo governo para o Carnaval 2011.

Wagner acompanhou os trabalhos no Centro Integrado de Informações Estratégicas, instalado em Ondina, onde profissionais de segurança pública acompanham, por meio de videomonitoramento, os circuitos da festa.

De acordo com o secretário Maurício Barbosa, a experiência da central, que integra todas as frentes de trabalho da segurança pública, será implementada durante a Copa de 2014. “As câmeras auxiliam os policiais no encaminhamento de viaturas e no controle da multidão. Nossa intenção é levar essa central para o Centro Administrativo da Bahia (CAB), aproveitando as câmeras que já são do patrimônio do Estado, preparando a cidade de Salvador para a Copa”, afirmou Barbosa.

Após a passagem pelo Centro, Wagner visitou postos de saúde e as unidades do Corpo de Bombeiros e da Secretaria da Segurança Pública. Durante a caminhada, ele conversou com populares, policiais e médicos do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). “A cada ano estamos melhorando e incorporando novos equipamentos, novas tecnologias e mais pessoal. Na condição de governador, venho para estimular o pessoal que terá cinco dias de trabalho duro, sempre pensando em dar o melhor à população e aos visitantes que estão aqui brincando. Espero que tenhamos um Carnaval com menos incidência que no ano passado.”

Campanha pela paz
Artistas como Ivete Sangalo, Claudia Leitte, Bell Marques, Durval Lelys e Alinne Rosa reforçam a campanha da Polícia Militar “Paz é a gente que traz”. Cartazes e outdoors com imagens dos artistas estão distribuídos em vários pontos da cidade. “É um trabalho de consciência e contamos com a ajuda. Eles têm um papel muito importante porque são ícones para as pessoas. Graças a Deus, as grandes estrelas do Carnaval trabalham pela paz”, afirmou Wagner. Ele demonstrou preocupação com a violência no trânsito – ao enfatizar que a melhor alternativa para quem consome bebidas alcoólicas são os táxis e os ônibus – e com as crianças e os adolescentes. “Não vamos admitir exploração sexual de menores. A polícia e o Ministério Público estão na rua para fiscalizar”.

Durante a visita ao módulo da SSP, o governador se encontrou com o ministro do Trabalho, Carlos Lupi, que reconheceu o potencial do Carnaval baiano como gerador de emprego e renda. “A Bahia virou porta de entrada do Brasil na área de festejos carnavalescos. Aqui, se mistura raça, cores, credos, todas as gentes, de todas as classes. A área de segurança está muito boa. Percebemos muita gente na rua. A cidade também está mais limpa. E é isso que temos que mostrar para o turista. Garantir a segurança e a limpeza com muita alegria”.

O ministro ainda informou que veio à Bahia para acompanhar de perto o trabalho dos cordeiros de blocos. Segundo Lupi foram criadas uma séria de regras, por intermédio do Ministério do Trabalho, para proteger esses profissionais, entre elas, os acordos contratuais com os blocos e o uso obrigatório dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI) como luvas.

Participaram também da visita, o comandante geral da PM, coronel Nilton Mascarenhas, o comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Dalton Barbosa, o delegado geral da Polícia Civil, Hélio Jorge Paixão e o diretor do Departamento de Polícia Técnica, Raul Barreto Filho.

Publicada às 11h35
Atualizada às 14h55