O governador Jaques Wagner, acompanhado do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, e do secretário da Saúde, Jorge Solla, visitou, no início da noite deste sábado (5), o terreiro Ilê Axé Jitolu, na Ladeira do Curuzu, bairro da Liberdade, onde o Ilê Aiyê inicia o desfile de Carnaval.

Wagner cumprimentou os integrantes do bloco e membros da diretoria. O ministro da Saúde falou sobre a campanha nacional de combate a Aids e doenças sexualmente transmissíveis. Segundo ele, a campanha deste ano está focada nas mulheres. “Nós vamos distribuir, em todo o país, 85 milhões de camisinhas. Só aqui na Bahia são cinco milhões e estamos direcionando nossa mensagem para as mulheres, para que elas exijam dos parceiros o uso do preservativo, nada mais respeitoso que garantir a saúde do casal”.

Alexandre Padilha também citou o teste rápido de HIV que será lançado neste domingo (6) no Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen/Bahia) com prazo de entrega do resultado em dez minutos. “Essa é uma forma rápida de ficar sabendo se tem a doença.  Às vezes, a pessoa passa de dez a 15 anos com o vírus sem manifestar sintomas da doença, e isso representa um risco muito grande de disseminar a Aids. Com esse teste, é possível evitar o risco.”

O Ilê Aiyê é o mais antigo bloco afro do Brasil e, neste Carnaval, comemora 37 anos desfilando com o tema “Minas Gerais – símbolo de resistência negra.”