O Plano de Desenvolvimento da Costa das Baleias será lançado em junho, quando termina o período atual de palestras e discussão com a sociedade civil. No processo de finalização do documento, durante aproximadamente um mês, será realizado mais um fórum de debates com as comunidades para que possam apresentar contribuições para a versão final do Plano.

Já ocorreram oficinas e seminários com o objetivo de discutir os desafios para o desenvolvimento da Costa das Baleias, no extremo sul do Estado. Nessas atividades realizadas pelo Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social da Bahia (Codes), da Secretaria de Relações Institucionais (Serin), entre janeiro e este mês, a sociedade civil teve a oportunidade de discutir com o poder público e participar ativamente das decisões para o desenvolvimento sustentável da região.

Como resultado das oficinas e seminários ocorridos em diversos municípios, o Plano terá as principais propostas extraídas do debate com a população local. O objetivo central é detectar as principais dificuldades em termos de infraestrutura, educação, saúde, turismo, questões sociais, econômicas e ambientais para identificar as oportunidades de desenvolvimento sustentável.

Segundo a coordenadora do Plano, Andréia Bragagnolo, as próximas etapas – antes do lançamento efetivo do Plano – serão a criação de um rascunho e a submissão do mesmo aos conselheiros do Codes, à Serin, às demais secretarias estaduais e aos órgãos públicos e privados que tenham interesse de investimento na região.