O QUE É: governador Jaques Wagner inaugura e autoriza obras no interior
LOCAL: municípios de Ibirataia, Barra do Rocha e Itabuna
DATA: 28.07.11 (quinta-feira)
HORÁRIO: a partir das 9h

O governador Jaques Wagner realiza nesta quinta-feira (28) uma maratona de inaugurações no interior do estado. A agenda mais extensa é a de Itabuna, onde, entre outras atividades, Wagner inaugura uma estação de distribuição de gás natural e assina com a prefeitos da região o pacto ao programa Todos pela Escola. A programação do dia inclui ainda a assinatura de ordens de serviços para recuperação de estradas em Ibirataia e a entrega de uma escola em Barra do Rocha.

Itabuna

A assinatura do pacto com os municípios é o primeiro compromisso do programa Todos pela Escola. A solenidade será às 14h, na sede da Faculdade de Ciência e Tecnologia (Praça José Bastos, nº 55, Centro). Assinam o documento 28 prefeitos da região sul da Bahia.

O pacto tem como meta assegurar que todas as crianças de escolas públicas baianas sejam alfabetizadas até os oito anos de idade. No total, 214 prefeituras já aderiram ao pacto e a meta é contemplar todos os municípios do estado.

O governador participa também das comemorações dos 101 anos de fundação de Itabuna e autoriza o edital de licitação para recuperação do trecho Itabuna-Ibicaraí da BR-415, que beneficiará 468 mil habitantes. O investimento previsto para a obra é de R$ 23,2 milhões.

Às 16h, Wagner inaugura no Centro Industrial de Itabuna a primeira Estação de Gás Natural Canalizado do interior, que também é a primeira ligada ao Gasene, concluído pela Petrobras em março de 2010. Com o funcionamento da estação, o governo inicia o Programa de Interiorização do Gás Natural Canalizado. Nessa primeira etapa, a estação atenderá ao centro industrial do município.

O último compromisso em Itabuna é a inauguração da Unidade Pedro de Freitas Barros Junior do Sest/Senat (Avenida José Soares Pinheiro, nº 2056, Centro), às 17h. Ligado à Confederação Nacional do Transporte (CNT), o Sest/Senat de Itabuna atua na preparação de mão-de-obra para o setor transportador, oferecendo atendimentos em saúde, lazer, esporte, recreação e cultura.

Ibirataia

No município, que fica a 120 quilômetros de Itabuna, o governador assina, às 9h, as ordens de serviço para recuperação de 46,5 quilômetros da BA-120, de Ibirataia a Gandu, beneficiando 150 mil habitantes; e de 20 quilômetros da BA-250, de Gandu a Piraí do Norte, beneficiando 100 mil habitantes.

Para as obras na BA-120, serão investidos R$11,56 milhões, enquanto na BA-250 serão aplicados R$ 13,82 milhões. As duas rodovias receberão dupla camada de asfalto, o que garante mais durabilidade ao pavimento.

Ainda em Ibirataia, o governador autoriza a licitação para recuperação do trecho de 13 quilômetros da BA-120 entre a BR- 330 e Gongoji. A obra está orçada em R$ 5,8 milhões.

Barra do Rocha

Em Barra do Rocha, a 112 quilômetros de Itabuna, a entrega do Colégio Estadual Antonio Mota Bittencourt está marcada para 11h. A escola fica na sede municipal (Bairro Novo) e tem capacidade para atender 720 alunos, nos ensinos Fundamental e Médio. O governo investiu R$ 1,17 milhão na construção da unidade.