Servidores públicos estaduais da capital e do interior, ganhadores do Prêmio Boas Práticas em 2010, foram capacitados em introdução à gestão e gestão de conflitos. A iniciativa é em reconhecimento às ações desenvolvidas pelos vencedores para a promoção de ambientes de trabalho decentes, estímulo à criatividade, produtividade, eficiência, economicidade e melhoria da qualidade do serviço público.

Para Eliana Almeida Rebouças, servidora ligada à Superintendência de Recursos Humanos (SRH) da Secretaria da Administração (Saeb), responsável pelas aulas de Introdução à Gestão de Conflitos, destaca o interesse dos servidores em atuar de maneira diferenciada dentro do ambiente de trabalho. “Acho a iniciativa fantástica, porque mostra como os servidores têm interesse de fazer algo diferente e como isso traz retorno para o dia a dia. O processo foi muito rico”.

Professora do Colégio Estadual Antonio Carlos Magalhães, no município de Santa Inês, Edna Adriana Matos de Lima vê na capacitação uma oportunidade para troca de experiências. “Sempre procuramos realizar ações que atendam às necessidades de cada momento. A troca de experiências entre servidores de diferentes áreas vai ajudar a melhoria do serviço público.”

Ela foi premiada em 2010 por realizar ações na área de gestão. Já o soldado da Polícia Militar, Márcio Rodrigues Silva, de Medeiros Neto, acredita que a premiação valoriza o funcionalismo. “Eu acho muito importante a gestão de valorização do servidor, tanto para o crescimento quanto para a melhoria do trabalho.”

Prêmio

Lançado em 2009, o prêmio tem o objetivo de incentivar a criação de rotinas que melhorem a prestação de serviços do Estado. E este ano reconhecerá o trabalho dos servidores com premiação em dinheiro que totalizam R$ 32 mil. Caberá ao servidor escolher qual destino dará à premiação e de que forma pretende investir no seu aperfeiçoamento profissional. Os vencedores serão conhecidos até o final do ano, juntamente com os ganhadores do prêmio Servidor Cidadão, que reconhece ações voluntárias de cunho social realizadas por servidores estaduais.

Em 2010, os dez melhores exemplos escolhidos entre 110 inscritos foram contemplados com oportunidades especiais de capacitação como participação em congressos, publicação de livros ou artigos, bolsa de idiomas e cursos em âmbito estadual, nacional ou internacional.

O prêmio integra os servidores estaduais às ações de qualificação da administração estadual, permitindo que atuem de forma direta na melhoria do serviço público. A medida incentiva ainda soluções e procedimentos diferenciados capazes de gerar melhorias no ambiente de trabalho, na qualidade do gasto e no atendimento ao cidadão.