Contribuir para a elaboração do documento a ser encaminhado pela presidenta Dilma Rousseff à Organização das Nações Unidas (ONU) apresentando o posicionamento do Brasil na Conferência sobre Desenvolvimento Sustentável programada para junho do próximo ano no Rio de Janeiro. Este é o principal objetivo da oficina ‘Desenvolvimento Sustentável: Bahia na Rio+20’, que será realizada nesta sexta-feira (21), na Fundação Luís Eduardo Magalhães (Flem), das 8h30 às 14h.

Iniciativa do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social da Bahia (Codes), vinculado à Secretaria de Relações Institucionais do Estado (Serin), em parceria com o Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES) da Presidência da República, a oficina terá como base o Acordo para o Desenvolvimento Sustentável, texto consolidado pelo CDES juntamente com mais de 70 organizações e fóruns da sociedade civil brasileira.

Diante das questões levantadas, os participantes da oficina debaterão os desdobramentos relacionados ao desenvolvimento sustentável da Bahia, envolvendo seus aspectos econômicos, sociais e ambientais, à luz dos avanços e impasses ocorridos desde a realização da Conferência Eco 92, também na capital fluminense, há 20 anos.

A oficina contará com a presença de conselheiros do Codes, do CDES, dos secretários estaduais de Relações Institucionais, Cezar Lisboa, de Assuntos Internacionais, Fernando Schmidt, do Planejamento, Zezéu Ribeiro, do Meio Ambiente, Eugênio Spengler, e do coordenador do Codes, Edson Valadares.

Também estão confirmados representantes de setores da economia baiana como Federação das Indústrias do Estado da Bahia, Associação de Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário, Sindicato da Indústria da Construção e Associação Comercial da Bahia, além de pesquisadores da Universidade Federal da Bahia.