Centenas de pessoas prestigiaram nesta sexta-feira (7) o desfile em homenagem à Independência do Brasil (7 de Setembro). O tradicional ato cívico teve a participação de mais de seis mil representantes de entidades do poder público, da sociedade civil organizada e das Forças Militares.

A cerimônia, que relembra os heróis da Independência, foi aberta com o hasteamento das bandeiras, seguido pela execução do hino nacional e apresentações das entidades.

O governador em exercício, Otto Alencar, uma das autoridades presentes ao evento, destacou a importância de reverenciar aqueles que buscaram a liberdade e a independência. "É uma data importante, que precisa ser lembrada e comemorada pelo seu significado patriótico de civismo".

Otto substituiu o governador Jaques Wagner, que está em missão internacional. "Wagner viajou numa missão importante, que busca investimentos e parcerias para o metrô de Salvador".

Também estiveram presentes ao evento o vice-almirante Antônio Monteiro, comandante do 2º Distrito Naval, e o presidente do Tribunal de Justiça da Bahia, desembargador Mário Alberto Hirs.

Famílias ensinam patriotismo aos filhos

Ao longo do trajeto, que vai da Vitória até a Praça da Sé, muitas famílias assistiram ao desfile. Crianças exibindo bandeiras e enfeites em verde e amarelo tomaram as primeiras lições de patriotismo.

A dona de casa Maria de Lurdes, mãe de Jonas, de seis anos, disse que faz questão de levar o filho todos os anos. "Desde pequeno ele assiste às apresentações e aprende a importância das Forças Armadas, de todos que desfilam aqui e para a nossa sociedade", contou a mãe, que também destacou que o filho começou a se interessar pela História da Independência depois de ir aos desfiles.

O desfile foi organizado pelo 2º Distrito Naval e teve atuação especial da Polícia Militar da Bahia.