Os baianos acordaram cedo neste sábado (7) para acompanhar o desfile do 7 de Setembro, independência do Brasil. O evento foi aberto pelo governador Jaques, o prefeito de Salvador, Antonio Carlos Magalhães Neto, e o comandante da sexta Região Militar, General Racine Bezerra Filho, que, ao som do hino nacional, hastearam as bandeiras do Brasil, da Bahia e de Salvador.

O ato cívico-militar que comemora os 191 anos da independência do Brasil contou com a participação dos ex-combatentes, das tropas da Marinha, Exército e Aeronáutica, Polícia Militar, Guardas Municipais. Também desfilaram estudantes de escolas estaduais e municipais, além do Colégio Militar. O desfile iniciado na Avenida Sete de Setembro seguiu até a Praça Castro Alves.

Crianças e adultos que assistiram ao evento ficaram encantados. “Esse dia é muito bom, porque gosto de ver o desfile. É legal”, afirmou Raquel Silva, oito anos. Já o segurança Edson Régis acredita que as comemorações do 7 de Setembro despertam o patriotismo dos brasileiros. “Apesar de todos os problemas, esse é o momento de demonstrarmos que acreditamos no nosso país”, comentou.

Na ocasião, o governador Jaques Wagner ressaltou a importância do povo baiano na independência do Brasil. “Muita gente gosta de vir para as ruas para assistir ao desfile. Estamos completando 191 anos de independência, sempre lembrando que a independência se concretizou aqui, quando conseguimos derrotar as últimas tropas em solo brasileiro”.

Ao comentar as recentes manifestações no país e a relação com o 7 de Setembro, o governador defendeu a democracia. “Essa data é a data maior do povo brasileiro, a nossa maior aqui é o 2 de Julho. É claro que no Brasil inteiro existem as preocupações em função das manifestações, mas acho que isso não tira o brilho, o povo está na rua querendo ver o desfile. A independência significa democracia e liberdade. As manifestações de rua, ressalvando os exageros da truculência, depredação e vandalismo, são uma forma do povo se manifestar. Insisto que as pessoas têm que buscar formas mais criativas de manifestação, não pode ser alguém sempre interditando a vida das pessoas. É preciso que a liberdade de cada um esbarre na liberdade do próximo, a gente precisa ter criatividade pra se manifestar, protestar, mas sem atrapalhar a vida alheia”.

Policiamento

O evento deste 7 de Setembro contou com efetivo de 1.355 pessoas para garantir a segurança dos cidadãos, que foram assistir ao desfile cívico-militar em Salvador, reforçando o patrulhamento nas ruas, estações de transbordo e em todo o itinerário do cortejo.

Publicada às 9h45
Atualizada às 13h15