Com o objetivo de mobilizar estudantes e comunidade para as comemorações do Dia da Independência do Brasil (7), as escolas da rede estadual de ensino realizam diversas atividades pedagógicas sobre este momento histórico. No Colégio Estadual de Araçás, no nordeste da Bahia, os alunos desenvolveram trabalho multidisciplinar para abranger o conhecimento sobre a data comemorativa.

O objetivo foi unir história, redação e artes, intensificando o aprendizado deste importante momento cívico. “Levamos os estudantes ao cinema para assistirem ao filme ‘Independência ou Morte’, e, a partir do entendimento, produziram uma redação”, explica a professora da disciplina, Lucinalva Pinheiro.

A estudante do 1º ano, Débora Borges, destaca a sua participação no projeto. “Foi excelente, pois trabalhamos esse tema e pudemos conhecer mais sobre a luta da Independência. Aprendemos que o respeito à pátria é uma questão de ética e cidadania”. A aluna ressalta a oportunidade de frequentar o cinema. “Fomos em três ônibus para Alagoinhas, e foi muito divertido, pois essas atividades estimulam muito mais os estudantes”.

No Colégio Estadual Alberto Silva, em Simões Filho, os estudantes vão apresentar, durante o desfile da localidade, a temática sobre meio ambiente trabalhada no primeiro semestre. “Na nossa escola, desenvolvemos o tema sobre descarte consciente de lixo eletroeletrônico”, explicou a diretora Idanísia Vieira.

Educação Profissional

No Centro Territorial de Educação Profissional da Bacia do Paramirim (Cetep), em Macaúbas, no centro sul do estado, os estudantes estão promovendo a Semana Cívica, que acontece até esta sexta-feira (5). A cada dia é realizada uma atividade. No domingo (7), às 8h30, os alunos do Centro Estadual de Educação Profissional (Ceep) em Alimentos e Recursos Naturais Pio XII, em Jaguaquara, também no centro sul, vão percorrer o entorno da unidade com faixas e cartazes para divulgar ações da unidade.