O Plano de Desenvolvimento Sustentável da Costa das Baleias será implementado a partir de janeiro de 2013. O calendário das atividades iniciais foi definido na terça-feira (18), durante reunião do comitê gestor do projeto. A primeira ação será um seminário reunindo os novos prefeitos dos 13 municípios que compõem o território de identidade, no extremo sul da Bahia, a ser realizado no dia 24 de janeiro em Teixeira de Freitas.

“A meta é que as novas administrações municipais alinhem seus planejamentos às demandas apresentadas no plano, ao diagnóstico das realidades locais e aos anseios da população”, afirmou o coordenador executivo do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social da Bahia (Codes), Edson Valadares. O órgão é vinculado à Secretaria de Relações Institucionais do Estado (Serin). Ele destaca que o projeto foi construído após a realização de 22 oficinas e mais de duas mil entrevistas junto a lideranças locais, gestores públicos, além da comunidade interessada.

Potencialidades

Elaborado pelo Codes em parceria com a Associação dos Prefeitos do Extremo Sul (Apes) e com apoio das empresas Fibria, Arcelor Mittal e Suzano Papel e Celulose, o plano tem como objetivo o melhor aproveitamento das potencialidades da Costa das Baleias, reunindo os setores público, privado e os movimentos sociais para a garantia do desenvolvimento sustentável do território e de seus municípios.

“Além do alinhamento das prefeituras, espera-se que o setor empresarial, seja de qualquer porte, utilize o plano como base para seus planejamentos estratégicos”, afirmou o gerente de Relações Institucionais da Fibria, Armando Antonio de Amorim. Para isso, uma agenda de reuniões municipais e territoriais será definida e contará com a participação do Conselho Estadual de Desenvolvimento Territorial (Cedeter), vinculado à Secretaria do Planejamento do Estado (Seplan), que integrará a instância coordenadora do Plano.

Iniciativa tem participação popular

Fruto de um trabalho de pesquisa, consulta popular, discussões técnicas e articulação política feito a partir de setembro de 2010, o Plano de Desenvolvimento Sustentável da Costa das Baleias foi lançado pelo governador Jaques Wagner no final de maio de 2012. Na ocasião, foi lançada a pedra fundamental de uma das ações previstas no projeto: a criação de um centro educacional especializado em agroflorestas.

A iniciativa envolve, além do Governo do Estado, o Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST), o Instituto de Colonização e Reforma Agrária (Incra), a empresa Fibria e a Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP).

Com a responsabilidade de formar técnicos para atender os assentamentos, comunidades e agricultores da Bahia e outros estados, o equipamento terá capacidade para atender 300 educandos e está sendo construído na sede da fazenda Colatina, em Itamaraju. O complexo terá quase mil metros quadrados de área construída e cerca de 20 hectares de área total, contando com salas, auditórios, alojamentos, áreas para pesquisa de campo, e outras facilidades.