O Carnaval é o assunto de destaque da Agenda Cultural do mês de fevereiro, publicada pela Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb), órgão vinculado à Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult). Este ano, o tema da festa em Salvador é ‘Guitarra Baiana: Patrimônio do Povo’, e a matéria de capa traz um pouco deste universo, que tanto tem de tradicional quanto de contemporâneo.

A edição também trata do Carnaval Ouro Negro e do Carnaval Negro Baiano, com a história dos blocos afro e afoxés da capital baiana. Além do Carnaval, a publicação fala de vários outros assuntos da área cultural.

No setor de ‘Artes Visuais’, o destaque é para a exposição ‘O livro de água’ das artistas Karina Rabinovitz e Silvana Rezende, que abre o programa expositivo do Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM-BA) em 2013.

A Cultura Digital surge em duas editorias. Em ‘Música’, é apresentado o Digitalia–Festival/Congresso/Observatório Internacional de Música e Cultura Digital, que relaciona a área musical com novas tecnologias da informação e da comunicação. A editoria de ‘Eventos’, apresenta o projeto ‘Sensorium’, que ocupa Salvador e Cachoeira com intervenções artísticas e tecnológicas em favor do meio ambiente.

O professor e historiador Ubiratan Castro, que faleceu recentemente, recebe homenagem em ‘Mestres da Cultura’. Por último, na editoria de ‘Manifestações da Cultura Popular’ é apresentada a tradição carnavalesca das cabeçorra. Acompanhe o site da Agenda Cultural, que disponibiliza outras alternativas culturais da Bahia, com muitas opções de busca, para que o leitor encontre o que procura.