Além de idiomas estrangeiros tradicionais como inglês e espanhol, o Projeto Guias e Monitores do Carnaval terá profissionais preparados para atender turistas em russo, mandarim, italiano, alemão, francês, croata, além da Língua Brasileira de Sinais (Libras), durante a folia, no período de 7 a 12 de fevereiro, em Salvador.

A iniciativa é da Secretaria do Turismo da Bahia (Setur), que realiza o projeto pelo sexto ano e prepara a mesma operação para a Copa das Confederações de 2013 e o Mundial de Futebol de 2014. “Este é o nosso principal projeto no Carnaval, pois é relacionado ao ‘bem receber’, diferenciando Salvador de outros destinos do país”, afirma o secretário Domingos Leonelli.

Além dos guias e monitores nas ruas, haverá o call center (Disque Bahia Turismo), funcionando 24 horas e habilitado para receber ligações em até 12 idiomas. No total, 600 profissionais atuarão no Carnaval, distribuídos nos três circuitos da folia (Barra, Campo Grande e Centro Histórico) e em locais como aeroporto, rodoviária, porto, hotéis, Salvador Bus e onde houver circulação de turistas.

Novidades

A superintendente de Serviços Turísticos da Setur, Cássia Magalhães, informa que uma das inovações do projeto é a incorporação de 400 smartphones com acesso à internet para a verificação de informações e o registro de atendimentos em tempo real. “Temos uma média de 100 mil atendimentos por ano, com um elevado índice de satisfação”.

Além da capital baiana, o principal esquema de receptivo de turistas funcionará também em Porto Seguro, na orla e nas localidades de Arraial D’Ajuda, Trancoso e Caraíva, e em Mata de São João, na Praia do Forte e Imbassaí.

De acordo com estudo desenvolvido pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), Salvador deve receber 500 mil visitantes durante o período da folia. Os principais emissores são os estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Distrito Federal, além de municípios baianos.