Dois contratos no valor total de R$ 219 milhões para obras de manejo de águas pluviais nos municípios de Salvador e Lauro de Freitas foram assinados nesta quinta-feira (12), no Centro Administrativo da Bahia (CAB), pelos secretários estaduais de Desenvolvimento Urbano, Cícero Monteiro, da Casa Civil, Rui Costa, e o prefeito Márcio Paiva. O objetivo das intervenções é ampliar a capacidade de escoamento do Rio Ipitanga (Lauro de Freitas) e da Bacia do Cobre (capital) para impedir alagamentos e enchentes.

“Temos trabalhado na Secretaria de Desenvolvimento Urbano [Sedur] para levar as obras estruturantes do Governo da Bahia e do governo federal, na área de saneamento, habitação e mobilidade, a milhares de baianos e baianas. É de fundamental importância olhar o desenvolvimento urbano como um todo, pois ele tem um impacto direto na qualidade de vida das pessoas”, disse Monteiro.

Em Lauro de Freitas, as intervenções previstas terão investimento de R$ 188,3 milhões, beneficiando 155 mil habitantes, e são consideradas prioritárias pelo Plano Diretor de Manejo de Águas Pluviais e Plano de Ações Prioritárias de Macrodrenagem do município.

Desassoreamento

A ação prevê implantação de reservatórios de amortecimento no trecho do Rio Ipitanga, desde a Barragem Ipitanga I até a foz no Rio Joanes, além de obras que ampliam a capacidade de escoamento do rio, como o desassoreamento.

“Esse é um momento muito importante e de felicidade para Lauro de Freitas. Essa parceria da prefeitura com o Governo do Estado já vem dando frutos há algum tempo, uma vez que a administração estadual demonstra sensibilidade em relação à questão dos alagamentos no município”, afirmou o prefeito Márcio Paiva.

Na capital baiana, as obras vão acontecer na região do Dique do Cabrito e Rio do Cobre, no Subúrbio Ferroviário, e vão contar com recursos da ordem de R$ 30,7 milhões. Entre outras intervenções, serão construídos dois canais – um no Dique do Cabrito, com 762 metros de extensão, e na Rua Maria Amaral, com 670 metros de extensão.

Compromisso

“Essas duas obras fazem parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e são uma resposta à histórica demanda por ações para resolver o problema dos alagamentos em Lauro de Freitas e Salvador. Acima de tudo, demonstram o comprometimento do Governo do Estado com as pessoas mais pobres, que muitas vezes perdem seus móveis e eletrodomésticos em períodos de chuvas intensas”, afirmou Rui Costa.

As obras contam com recurso da Caixa Econômica Federal e contrapartida do Estado, e serão realizadas pela Companhia de Desenvolvimento Urbano da Bahia (Conder), empresa vinculada à Sedur.