Servidores públicos estaduais podem tirar dúvidas sobre o acesso ao contracheque on line enviando e-mail para os endereços eletrônicos duvida.ativo@saeb.ba.gov.br (funcionários ativos), e duvida.inativo@saeb.ba.gov.br para aposentados e pensionistas. Os e-mails de ativos serão acompanhados pela Diretoria de Recursos Humanos (DRH), e dos inativos pela Diretoria de Benefícios (Diben), da Superintendência de Previdência, ambos da Secretaria da Administração do Estado da Bahia (Saeb).

As contas foram criadas para facilitar o procedimento e responder os questionamentos dos servidores que necessitam cadastrar e-mail e senha para acesso ao contracheque pelo Portal do Servidor. A partir de novembro, quando o contracheque deixará de ser entregue no formato impresso por secretarias e órgãos estaduais, os funcionários poderão acessar o documento pelo Portal do Servidor e também nos caixas eletrônicos do Banco do Brasil e no site do banco

Para cadastrar o e-mail, é preciso entrar em contato com o setor de recursos humanos das unidades em que estão lotados. A explicação detalhada está no Portal, no menu principal, em Contracheque On-Line/Orientação. Também está disponível uma página com as dúvidas mais frequentes dos servidores.

Valor oficial 

A opção pelo contracheque on-line adotada por outros estados e instituições públicas em todo o país foi motivada pela facilidade de acesso eletrônico a documentos e dados e pela segurança aos usuários. Também representará uma economia significativa para os cofres públicos: cerca de R$ 2 milhões por ano com impressão, distribuição e postagem do documento.

O contracheque obtido no Portal tem valor oficial, pois apresentará o brasão do Governo da Bahia, contendo ainda um código de autenticidade para ser validado em qualquer instituição que exija o documento, a exemplo das instituições bancárias. 

A Saeb montou ainda uma central de atendimento no SAC Servidor, situado no Multishop Boca do Rio, na Av. Otávio Mangabeira, para cadastramento do e-mail. O atendimento pode ser presencial ou pelos telefones (71) 3116-9583 / 9541.