Em fase de conclusão, a Via Expressa Baía de Todos-os-Santos vem recebendo os últimos elementos de humanização da obra, antes da entrega final. Parte do acabamento – itens de paisagismo e limpeza nos espaços em uso desde a primeira fase da construção – foi concluída e entregue pela Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder).

O investimento total na intervenção viária, que diminuiu a distância entre a BR-324 e o bairro do Comércio, foi de R$ 480 milhões, feito em parceria pelos governos estadual e federal, por meio das secretarias do Desenvolvimento Urbano (Sedur) e de Infraestrutura (Seinfra).

No paisagismo aplicado para humanizar os canteiros centrais e laterais da via, foram requalificados passeios e calçadas em concreto, plantados aproximadamente 10 mil metros quadrados de grama, além de plantas ornamentais, coqueiros e palmeiras.

“Estas intervenções e ainda os ajustes de tráfego direcional realizados, revitalizam principalmente a área central da rótula, trazendo benefícios para o trânsito, além de melhorar a circulação e segurança dos pedestres com mais iluminação”, afirma o diretor de Obras Estruturantes da Conder, Sérgio Silva.

Passarelas e ciclovia 

No traçado dos 4.297 quilômetros da Via Expressa – que perpassa Água de Meninos, Ladeira do Canto da Cruz, Estrada da Rainha, Largo Dois Leões, Avenida Heitor Dias, Rótula do Abacaxi, Ladeira do Cabula e Acesso Norte -, existem 10 faixas de tráfego (seis para tráfego urbano e quatro exclusivas para veículos de carga), três túneis, 14 elevados, duas passarelas, além de ciclovia, pista de rolamento e passeios.

A Via Expressa é considerada uma das principais intervenções do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) no Ministério dos Transportes, com acompanhamento do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT).

 

                         web

Infográfico/GOVBA