O Governo da Bahia, através da Secretaria da Administração (Saeb), ampliou em cerca de 25% a oferta de vagas em capacitações para servidores públicos no ano de 2013, em comparação ao ano anterior. Desde 2007, a oferta de vagas aumentou progressivamente. Neste ano, foram oferecidas 5.317 vagas; em 2012, o número acumulado subiu para 71.830; e em 2013 ofertou-se 89.511 vagas. Os cursos são oferecidos pela Universidade Corporativa do Serviço Público do Estado da Bahia (UCS).

Dentre as capacitações previstas para os primeiros meses deste ano estão: gestão de pessoas, gestão da informação, gestão de processos e elaboração de políticas públicas, além de cursos na área de logística e compras públicas, como o Sistema Integrado de Material, Patrimônio e Serviços (Simpas), Preparatório para Pregoeiro e Noções Básicas de Licitação.

Especialmente por conta da Copa do Mundo da Fifa Brasil 2014, a UCS tem se estruturado, preparando os servidores públicos para atuarem em grandes eventos com capacitações direcionadas, a exemplo de cursos de inglês, espanhol e gestão da qualidade no atendimento.

Joana Pinheiro, diretora de Valorização e Desenvolvimento de Pessoas da Saeb, explica que a meta para 2014 é aumentar a oferta de capacitações, superando o número de 2013. “Fizemos o balanço dos cursos oferecidos ano passado e entendemos que o servidor está receptivo e preocupado com seu desenvolvimento pessoal, participando de forma mais efetiva das ações oferecidas. Para esse ano, somente no primeiro semestre, já estão previstos mais de 30 cursos de capacitação para os servidores”, afirma Joana.

Balanço

Desde 2005, quando foi instituído a Universidade Corporativa do Serviço Público, a Saeb tem trabalhado para disseminar conhecimentos relativos à gestão pública, sob sua responsabilidade.

"A adoção de uma lógica de escola de governo, na forma de universidade corporativa, concretiza este desejo, organizando as ações de educação corporativa em torno de um projeto político-pedagógico próprio e de programas estruturados de desenvolvimento de competências", explica Mari Nunes, coordenadora do Núcleo Operacional de Capacitações e Eventos, da Diretoria de Valorização e Desenvolvimento de Pessoas da Saeb.

Os números crescentes provam que a iniciativa já está consolidada. A intenção é ampliar as ofertas, na modalidade de educação à distância, através da aprovação de projeto de lei que regulamenta a atuação de tutores e conteudistas, a exemplo da iniciativa da instrutoria interna, que reconhece a atuação do servidor como instrutor eventual, valorizando seu conhecimento através de uma gratificação especial.