O Governo da Bahia, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes), começou este mês a reforma do Centro Social Urbano (CSU) de Lauro de Freitas, na Região Metropolitana de Salvador (RMS). A unidade foi inaugurada em 1979 e está passando por obras com investimento de R$ 526.547,47.

A reforma inclui novos pavilhões administrativos e de cursos, vestiários, quadra poliesportiva com instalação de alambrados e reestruturação da arquibancada, recuperação de passeios, construção de nova guarita de segurança, revisão elétrica geral e requalificação do sistema de iluminação da quadra poliesportiva.

Segundo o coordenador de Ações Setoriais da Sedes, Osmário Santos, a reforma dos centros faz parte das ações da Sedes para requalificar os equipamentos sociais, dotando-os de condições físicas adequadas para atender a população.

Com atendimento médio de 700 pessoas por mês, o CSU de Lauro de Freitas oferece atividades nas áreas de educação, esporte, informática e assistência social. Também atende 76 idosos por meio das ações com o grupo de convivência.

Os centros sociais urbanos têm por objetivo integrar atividades de lazer, informação, formação, para organizar e empoderar as comunidades, atuando como espaços de diálogo e de desenvolvimento de ações coletivas. As atividades são realizadas em parceria com órgãos governamentais, setores privados e instituições da sociedade civil.