Desde a última sexta-feira (1º), a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) está contando com mais um reforço para a execução de serviços de repavimentação asfáltica em Salvador, nos locais onde a empresa realizar serviços de implantação e manutenção dos sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário, com a contratação da PJ Construções e Terraplanagem, vencedora da Concorrência Nacional n.º 064/2014.

O contrato, no valor de R$ 10,78 milhões, foi assinado na terça-feira (29) pelo presidente da Embasa, Abelardo de Oliveira Filho, pelo diretor de Operação e Expansão da Região Metropolitana de Salvador, Carlos Ramirez, e pela diretora da PJ, Maria Gorete de Oliveira. Publicado no Diário Oficial do Estado de quinta-feira (31), terá vigência de um ano, podendo ser prorrogado.

"Desde 2007, a Embasa está investindo cerca de R$ 1,2 bilhão em ações de abastecimento de água e esgotamento sanitário somente em Salvador. Além de melhorias nas estruturas de captação, adução, tratamento e reservação, foram feitas mais de 122 mil novas ligações de água e quase 203 mil ligações de esgoto. Com os dois sistemas, atendemos na cidade cerca de 1,16 milhão de imóveis, com uma rede subterrânea de tubulações que chega a aproximadamente 10 mil quilômetros", diz Abelardo.

Recuperação das vias públicas

A construtora PJ fará a recuperação da pavimentação das vias públicas que tenham sido afetadas por intervenções durante ações de implantação, ampliação ou manutenção dos sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário operados pela Embasa. Os serviços incluem recuperação das vias com fresagem, quando necessário. A empresa contratada possui, inclusive, uma usina de asfalto própria.

"As intervenções da empresa para ampliação e manutenção dos sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário envolvem a abertura de valas em vias públicas, gerando transtornos temporários, que serão minimizados com o novo contrato, que complementa o convênio vigente com a prefeitura", afirma Carlos Ramirez.

Convênio com a prefeitura

Em outubro de 2013, a Embasa fez um convênio com a prefeitura de Salvador para recuperar a pavimentação asfáltica dos trechos com intervenção, no valor de R$ 3,9 milhões, no período de um ano. Somando-se os custos de fornecimento de cinco equipes para o órgão, cada uma com seis técnicos, fardamentos, equipamentos de segurança (EPIs) e ferramentas, além de todo o equipamento utilizado na operação (caçambas, compactadores de placa e rolo compactador com pneus, entre outros), o valor chega a R$ 5,8 milhões.