Cenário de novela, Ponte Jorge Amado encanta turistas e atrai investimentos em Ilhéus
Foto aérea: José Nazal

Inaugurada pelo Governo do Estado em 2020, a Ponte Jorge Amado, primeira ponte estaiada da Bahia, que liga o centro de Ilhéus ao bairro Pontal e praias do litoral Sul, além de melhorar a mobilidade urbana se transformou num verdadeiro cartão postal, que encanta turistas e moradores de todo o Sul da Bahia que visitam a cidade.

Neste início de ano, a Ponte Jorge Amado também tem sido cenário constante do remake da novela Renascer, da Rede Globo, ambientada em Ilhéus, o que desperta ainda mais o interesse de turistas de todo o país, boa parte deles visitando Ilhéus através de navios de cruzeiro que atracam no Porto do Malhado e possibilitam um city tour pela cidade.

Link Personalizado

📱💻Clique aqui e acesse o ba.gov.br. Informações do estado e diversos serviços, tudo em um só lugar.

Foto: Daniel Thame/GOVBA

João Marcos Matos, José Marcio Dias e Baltazar Caicheda, de Uberlândia, Minas Gerais, visitaram Ilhéus pela primeira vez. “É uma ponte que deixa a cidade mais bonita, vale a pena tirar uma foto com a família para guardar como recordação”, afirma João Marcos.

O casal Demétrio Lacerda dos Santos e Sheila Souza Lacerda, de São Paulo, visitou Ilhéus também pela primeira vez e foi atraído pela aparição da cidade na novela. “A ponte é um atrativo a mais para a cidade, tem uma estrutura diferente e também facilita o acesso com o litoral sul. Ilhéus é uma cidade muito acolhedora, com um povo alegre e hospitaleiro”, disse Sheila.

Foto: Daniel Thame/GOVBA

Através da ponte, as pessoas tem o acesso facilitado a locais que compõem a magia das obras de Jorge Amado, que levaram Ilhéus e o Sul da Bahia para o mundo, através dos romances do escritor, como Cacau, Terras do Sem Fim, São Jorge dos Ilhéus e Gabriela Cravo e Canela, adaptados para filmes e novelas.

Walter Wanderley, morador de Osasco, São Paulo, veio a Ilhéus pela segunda vez e teve seu primeiro contato com a ponte. “Na primeira vez ainda estava em obras e agora eu vi como ficou linda e inovadora, valorizando ainda mais o turismo”, afirma Walter, que levou a mãe para tirar uma foto ao lado da ponte.

Foto: Daniel Thame/GOVBA

O Bataclan, o Vesúvio, o Teatro Municipal, a Catedral de São Sebastião, e a casa onde o escritor escreveu seu primeiro romance, O País do Carnaval, hoje transformada em memorial, integram o Quarteirão Jorge Amado, que recebem milhares de turistas todos os anos, aquecendo a economia local.

Washington Luiz Bramanto e Jesebel Bramanto, de Itapecerica da Serra (SP), se encantaram com a cidade e a ponte. “O visual da cidade ficou diferente, valorizou ainda mais a cidade que já é muito bonita e tem uma cultura rica”, destacou Washington.

Foto: Daniel Thame/GOVBA

As amigas Lorena Leite, Isabele Oliveira e Taciara Leite, de São Paulo conheceram o centro histórico e atravessaram a ponte de carro. “É mais um atrativo mais para o turismo e proporciona uma visão muito bonita para quem visita Ilhéus, principalmente no final de tarde e início da noite”, disse Lorena.

Hotelaria e expansão imobiliária

A Ponte Jorge Amado impulsiona o turismo e o setor imobiliário e de comércio-serviços no litoral sul de Ilhéus. Dani Façanha, chef de cozinha e proprietária de uma pousada no litoral Sul, destaca que “a nova ponte, além de ser belíssima facilitou o acesso ao nosso restaurante, que teve um aumento considerável no movimento, além de permitir que os hóspedes possam se deslocar com facilidade ao centro, onde estão pontos turísticos que fazem parte da literatura de Jorge Amado”.

Novos empreendimentos imobiliários e duas grandes redes de supermercado foram e estão sendo implantados em Ilhéus e a ponte tem um papel decisivo nesse boom num setor fundamental na geração de empregos. “A cidade de Ilhéus vive um acelerado processo de retomada do desenvolvimento econômico e de atração de novos investimentos. Como empresários, ficamos atraídos pelo potencial da região, além de seduzidos pela história local e sua gente acolhedora e a Ponte Jorge Amado é um ponto favorável à mobilidade do Centro da cidade para a região Sul.”, destaca Rodrigo Peleteiro, diretor da empresa que está construindo um residencial na Praia dos Milionários.

A ponte Jorge Amado teve investimentos do Governo da Bahia de cerca de R$ 100 milhões. Com 533 metros de extensão, a ponte possui 25 metros de largura, abrange um sistema viário com 2,7 quilômetros e é dotada de quatro pistas de rolamento para veículos, uma ciclofaixa e faixa para pedestres. A obra beneficia aproximadamente 511 mil pessoas que moram nas cidades de Ilhéus, Itabuna, Una, Canavieiras, Buerarema, Itacaré e Uruçuca.

Foto: Daniel Thame/GOVBA

Repórter: Daniel Thame/GOVBA