Foto: Ascom/CBDV

O Campeonato Regional do Nordeste de Futebol de Cegos 2024 está para começar e 11 passagens terrestres foram concedidas pela Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia vinculada à Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), para que atletas cegos do estado participem da competição. Eles viajam nesta próxima sexta-feira (19), com destino a João Pessoa, na Paraíba.

As passagens foram destinadas para quatro membros da comissão técnica e sete atletas do Centro de Apoio Pedagógico ao Deficiente Visual (Cap Bahia). O coordenador do Núcleo de Paradesporto da Sudesb, Adelmare Junior, salienta a importância dos atletas e equipes da Bahia participarem de competições nacionais de diferentes modalidades do paradesporto.

Link Personalizado

Foto: Ascom/CBDV

“O apoio com passagens pela Sudesb para os atletas do paradesporto auxilia na melhora do nível. No caso do futebol de cegos, serão grandes jogos contra adversários da mesma região. As expectativas para bons resultados sempre aumentam com este tipo de política pública porque podemos disputar com os melhores de outros estados e isso também incentiva novos praticantes”, comenta o coordenador.

Disputas

O time do Cap Bahia é uma equipe de futebol de cegos que representa a instituição em competições locais, regionais e nacionais desde 2003. A equipe já foi vice-campeã da segunda divisão nacional da modalidade,  vice-campeão da Copa Nordeste de Futebol de Cegos e o primeiro vencedor do campeonato baiano de cegos realizado no estado. Com este histórico, a expectativa é de conseguir a classificação para o Campeonato Brasileiro – Série B 2024 da modalidade.

A equipe melhor colocada, exceto as quatro que já fazem parte da Série A (Associação D’Eficiência Superando Limites – Adesul – do Ceará; Associação Paraibana de Cegos – Apace; Associação Paraibana dos Deficientes Visuais – Apadevi; e Escola dos Cegos do Maranhão – Escema), garante a vaga do torneio da segunda divisão, que acontece em setembro, em São Paulo.

Promovido pela Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais (CBDV), entre os dias 20 e 27 de abril, a competição reunirá 13 equipes de seis estados diferentes – Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco e Piauí – com 126 atletas, no Instituto dos Cegos da Paraíba Adalgisa Cunha. O time baiano está no grupo A, ao lado do time da casa da Apace, da Associação dos Cegos do Piauí (Acep) mais o vencedor do sorteio entre a Associação de Apoio à Deficiência e Inclusão (AADIS), da Paraíba, e o Instituto dos Cegos Casa da Esperança (ICCE), do Piauí.

Fonte: Ascom Sudesb