Mecanização rural leva tecnologia, melhores condições de trabalho e qualidade de vida no campo
Foto: Ascom/CAR

Limpeza e requalificação de aguadas, barreiros trincheiras e barragens, além do preparo do solo para qualificar a produção de alimentos e melhorar as condições de trabalho de agricultores e agricultoras familiares e povos e comunidades tradicionais. Essas são algumas ações que são viabilizadas a partir do acesso a máquinas e equipamentos, disponibilizados para comunidades rurais da Bahia pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), por meio do Programa de Mecanização Rural (Promer).

O coordenador de Projetos Especiais da CAR, Gilmar Bonfim, ressalta a atuação do Promer em ações para ampliar a capacidade de reservar água no Semiárido e entregar equipamentos para o preparo do solo de agricultores familiares na Bahia. “Além disso, o programa atua na pós-colheita, fornecendo equipamentos que facilitam o aproveitamento de cereais, como o milho e o feijão, e na fabricação de silagem para garantir uma alimentação melhor para os animais durante o período de estiagem. A distribuição de tanques pipa também é realizada para fornecer água potável aos agricultores, contribuindo, significativamente, para melhorar a qualidade de vida dos agricultores familiares na Bahia”.

Link Personalizado

📱💻Clique aqui e acesse o ba.gov.br. Informações do estado e diversos serviços, tudo em um só lugar.

Fonte: Ascom/CAR

A ação é estratégica para inclusão social e produtiva de agricultores familiares nos diversos territórios de identidade da Bahia, a exemplo da comunidade Brotas 2, no município de Irará, na divisa com o município de Água Fria, onde mais de 500 famílias têm a possibilidade de ampliar a produção de alimentos, com o uso desses equipamentos.

Eliane Nascimento, presidente da Associação Rural do Largo Novo, da comunidade Brotas 2, destaca o quanto essa ação tem impactado agricultores e agricultoras familiares. “O programa tem uma importância muito forte. Hoje, a aração de terra tem um custo muito alto. Então, esse programa é um suporte para a gente trabalhar, porque é o primeiro passo para o agricultor plantar e a gente não desperdiça tempo. Se a gente não tiver como arar a terra e fazer essa correção no solo, a gente não planta”.

Água para produção

A limpeza e requalificação de aguadas é uma das ações executadas via Promer, a partir de parceria entre a CAR e as prefeituras e os consórcios públicos, a exemplo do Consórcio Alto Sertão. Por meio dessa parceria, em um ano, foi executada a ação de limpeza e requalificação de aguadas em comunidades rurais dos municípios de Lagoa Real, Malhada, Ibiassucê, Guanambi, Rio do Antônio, Igaporã e Candiba, serviços de limpeza e requalificação de aguadas. São 472 famílias beneficiadas, que passaram a contar com o armazenamento de água e, consequentemente, a garantia de água para a produção de alimentos e para os animais.

Fonte: Ascom/CAR

Márcio de Oliveira, presidente da Associação Comunitária dos Pequenos Produtores Rurais da Comunidade do Canto do Riacho e Pedra de Cal, ressalta a importância de poder armazenar água. “É uma aguada que está sendo de grande valia para a nossa comunidade, tanto para o consumo humano quanto para o consumo animal e também para irrigação. Com essa aguada as famílias cultivam capiaçu, milho e sorgo. Cada dia mais, a agricultura familiar consegue ampliar a renda e o trabalho da CAR tem contribuído muito para o desenvolvimento da agricultura familiar do nosso estado”.

Por meio da parceria com o Consórcio Público de Desenvolvimento Sustentável do Território do Sisal (Consisal), só no município de Retirolândia, 320 famílias foram atendidas pela execução de serviços de limpeza, ampliação e requalificação de aguadas. “Foram muito interessantes os benefícios para uma comunidade inteira de mais de 125 famílias”, salientou a representante da Associação Comunitária Unidos de Uberlândia, de Retirolândia, Vanessa Santos de Jesus. Lá foi requalificada uma aguada de uso coletivo.

Melhores condições de trabalho

Entre as máquinas e equipamentos disponibilizados pela CAR nos últimos anos, em todo o estado, via execução de emenda parlamentar, estão tratores, tanque pipa, microtrator, motoniveladora, retroescavadeira, roçadeira, roçadeira hidráulica, arado reversível hidráulico, batedeira de cereais, arado, grade, pá carregadeira. Foram entregues também caminhões, veículo pick up e motos. São ferramentas que, associadas a outras ações estratégicas, viabilizam a permanência no campo, criam oportunidades e possibilitam melhores condições de trabalho e ampliam a produção de alimentos, gerando renda para a população rural.