Foto: Ascom/SEC

O Odontomóvel, serviço odontológico oferecido pelo Governo do Estado, através do Programa Saúde Mais Perto nas Escolas, está atendendo oito novos municípios do interior baiano, esta semana. Na segunda-feira (15), o Odontomóvel recebeu a comunidade escolar dos municípios de Piripá e Ibiassucê. Na sequência, o serviço itinerante chegará nas cidades de Santa Cruz da Vitória, nesta quarta-feira (17); Uruçuca, Milagres, São Francisco do Conde e Urandi, nesta quinta-feira (18); e em Riachão do Jacuípe, nesta sexta-feira (19).

Desde o início dos atendimentos de 2024, o serviço – que é uma parceria entre as secretarias da Educação (SEC) e da Saúde (Sesab) – passou por 36 municípios e 73 unidades escolares, atendendo mais de 14 mil estudantes. As carretas equipadas com consultórios móveis oferecem serviços como avaliação bucal; limpeza; restauração; cirurgia da cavidade bucal; tratamento de canal; aplicação de flúor; e exame radiológico.

Link Personalizado

📱💻Clique aqui e acesse o ba.gov.br. Informações do estado e diversos serviços, tudo em um só lugar.

Em Piripá, Ana Clara Jardim Santos, 17 anos, estudante do 3º ano do Ensino Médio, do Colégio Estadual de Piripá, compartilhou impressões sobre o serviço: “fiquei extremamente satisfeita com a limpeza que fiz no Odontomóvel. Os profissionais foram excelentes, educados e dispostos a esclarecer as dúvidas dos alunos. É gratificante saber que a nossa escola foi beneficiada com um serviço tão essencial, especialmente para complementar os recursos do município, principalmente para pessoas carentes”.

Para ter acesso ao serviço, os interessados deverão apresentar a carteira do Sistema Único de Saúde (SUS) atualizada, junto aos documentos de identificação, além do termo de autorização devidamente assinado pelos pais ou responsáveis, no caso de menores de idade. Os atendimentos acontecem das 8h às 17h e contam com atividades educativas e orientações sobre os cuidados com a saúde bucal.

Confira a programação do Odontomóvel para os próximos dias.

Piripá:
Colégio Estadual de Piripá – 15 a 17/04

Ibiassucê:
Colégio Estadual Antônio Figueredo – Tempo Integral – 15 a 17/04

Santa Cruz da Vitória: Colégio Estadual José Palles Sobrinho- Tempo Integral – 17 a 19/04

Uruçuca:
Colégio Estadual do Campo de Serra Grande – Distrito de Serra Grande – Tempo Integral – 18 a 20/04

Milagres:
Colégio Estadual de Milagres – Tempo Integral – 18 a 20/04

São Francisco do Conde:
Colégio Estadual Martinho Salles Brasil – Tempo Integral – 18 a 23/04

Urandi:
Colégio Estadual de Urandi – Tempo Integral – 18 a 23/04

Riachão do Jacuípe:
Colégio Estadual do Campo Dacilda Rios de Oliveira – Tempo Integral – Distrito de Barreiros – 19 a 20/04

Fonte: Ascom/SEC