Foto: Ascom/CAR

A comunidade quilombola de Boa Vista do Pixaim, localizada no município de Muquém de São Francisco, no território de identidade de Velho Chico, está celebrando um importante avanço em seu sistema produtivo: a implantação do sistema de recirculação, que fortaleceu o sistema produtivo de peixes entre os associados da comunidade, que tem como principal atividade produtiva a pesca artesanal.

O Sistema de Recirculação foi implantado pelo Governo do Estado, por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada a Secretaria de Desenvolvimento Rural. Com investimento em infraestrutura para a criação e armazenamento da produção de peixes, a comunidade busca modernizar suas práticas e garantir um melhor aproveitamento dos recursos.

Link Personalizado

A tradição pesqueira na comunidade é passada de geração a geração, com um histórico de mais de 300 anos, e os pescadores beneficiados contam com o reconhecimento do registro regional da pesca (RGP/carteira da pesca).

Foto: Ascom/CAR

Um dos principais resultados sociais desse projeto é a ocupação dos pescadores na atividade, contribuindo para evitar o êxodo rural. Além disso, o novo sistema de criação de peixes busca melhorar a eficiência produtiva, reduzindo o esforço físico dos criadores.

Como resultado da ação houve também um aumento na venda da produção, com a introdução de um novo produto, a tilápia, que até então não era comercializada nem criada por nenhum associado.

O projeto beneficia diretamente 20 famílias da Associação dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais Quilombolas da Comunidade Boa Vista Pixaim. Daniela dos Santos de Carvalho, uma das beneficiárias do projeto de recirculação, destaca a importância desse avanço. “Uma conquista e já estamos colhendo os frutos. Hoje, estamos produzindo com variedade, consumimos e vendemos e a produção chega a seis toneladas por ciclo”.

Os peixes de Boa Vista do Pixaim são destinados ao consumo das famílias e também estão sendo comercializados em diferentes cortes, como filé e posta, além de serem vendidos inteiros, em toda a região.

Fonte: Ascom/CAR