Sudesb concede passagens para que atletas possam competir pelo continente americano
Camila de Araújo e Guilherme Pahl - Foto: Arquivo pessoal

Com competições de destaque por todo o território das Américas, amantes dos esportes e fãs dos atletas baianos têm uma variedade de eventos importantes para torcer nesta semana. BMX, arco e flecha e corrida de aventura são algumas das modalidades em que os competidores baianos vão disputar com o apoio de passagens aéreas da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia vinculada à Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre). 

Os atletas do BMX Jaldo Caribé e Isabella Maria Hardmann vão participar de duas competições que acontecem em Bogotá, na Colômbia, neste final de semana. A primeira é o Campeonato Pan-Americano, que será realizado no sábado (13), e reúne os melhores atletas da América Latina.

Link Personalizado

📱💻Clique aqui e acesse o ba.gov.br. Informações do estado e diversos serviços, tudo em um só lugar.

No domingo (14), será realizada a terceira rodada da Copa Latina-Americana de BMX. A competição mais importante é o Pan, de acordo com o treinador da equipe baiana de BMX, Leonardo Gonçalves.

O ciclista Jaldo, que ganhou o Pan-Americano em 2021 e 2022, volta à competição para a disputa de velocidade entre os que têm 17-24 anos. O atleta acumula títulos também do Campeonato Brasileiro de 2021 e 2022, além do mundial da modalidade em 2022. 

Já Isabella fará sua estreia na competição na categoria Girls – para os que têm até 9 anos de idade. A jovem atleta já enfileira títulos na Copa Brasil e no Campeonato Brasileiro nos últimos anos, sendo considerada um talento baiano da modalidade.

Arco e Flecha

Com convite da Confederação Brasileira de Tiro com Arco, a arqueira baiana Renata Barros viajou com apoio de passagem da Sudesb para representar a Seleção Brasileira no Campeonato Pan-Americano de Arquearia 2024, em Medellín, na Colômbia. A atleta bateu o recorde baiano no qualificatório de sua categoria – a Barebow, que é uma forma de tiro com arco recurvo tradicional, sem o uso de miras ou dispositivos de pontaria adicionais

Agora, Renata está classificada para a prova final da competição, que acontece nesta quinta-feira (11). Ela também é a nona no ranking nacional, vice-campeã do campeonato internacional WRE Brasil 2024, medalha de ouro na copa nordeste 2021 e bronze em 2023. A arqueira, atualmente, também é presidente da Federação Baiana de Arco e Flecha (Fbaf). 

Renata Barros – Foto: Arquivo pessoal

Corrida de Aventura

Para participar do evento Expedition Ozark, competição qualificatória do Circuito Mundial de Corrida de Aventura, os atletas Camila de Araújo e Guilherme Pahl viajaram rumo aos Estados Unidos, com apoio de passagens aéreas da Sudesb. A dupla, que representa a Federação Baiana de Corrida e Aventura (FBCA), participa do evento até sábado (13).

A equipe deles – Brazil Multisports – está em primeiro lugar no ranking sul-americano da modalidade e em segundo lugar no ranking mundial da AR World Championship. Na temporada passada, a dupla quebrou dois recordes brasileiros no Campeonato Mundial e no Campeonato Sul-americano.

Fonte: Ascom/Sudesb