Jovens do Recôncavo baiano estão reunidos neste domingo (2), na cidade de Cruz das Almas, para a etapa territorial da Conferência de Juventude. Durante todo dia eles vão sugerir e discutir as prioridades para o Plano Estadual de Juventude. No sábado (1º) o encontro foi em Amargosa, cidade sede do território do Vale do Jiquiriçá.

Divididos em grupos de trabalho, centenas de jovens de vários municípios da região, debateram os temas do programa. Felipe de Mascarenhas, de 18 anos, estudante do ensino médio em Itiruçú, foi até Amargosa participar dos debates sobre Emprego e Renda. Ele destacou que as empresas da região onde vive poderiam investir mais na capacitação de jovens. “O jovem pode colocar o seu pensamento, a sua ideia em um projeto e vê-lo concretizado lá na frente”, disse ele.

No grupo de debates sobre cultura, Rosania Meira, do município de Maracás, lembrou que a cidade onde nasceu é uma das principais produtoras de flores do estado e também se destaca na diversidade cultural com grupos de teatro, dança, música e fanfarras. “Podemos abrir os olhos do poder público para as nossas potencialidades e mostrar que somos capazes de produzir”, acredita Rosania que é estudante de Gestão Ambiental na Faculdade de Jequié, distante 90 km de Maracás.

Ao final dos debates e da definição dos temas a serem encaminhados para a Conferência Estadual, foram eleitos os representantes da região para o encontro em Salvador, no final de outubro, e também para a Conferência Nacional. Anderson Dantas, de Amargosa, estudante do curso de Educação Física da Universidade Federal do Recôncavo Baiano, foi o mais votado para representar o Território do Vale do Jiquiriçá, em Brasília, no mês de dezembro. “Pretendo ser um eixo de comunicação com a juventude do Vale do Jiquiriçá. Dar um retorno sobre tudo o que acontecer e for decido lá”, garantiu Anderson, assumindo um compromisso logo após ser escolhido.