O Estado está ampliando a oferta de capacitações especializadas para os servidores públicos na modalidade de educação a distância (EAD), especialmente aqueles lotados no interior baiano. O programa estadual de incentivo à formação continuada, desenvolvido pela Secretaria da Administração (Saeb), vai oferecer, até o final do ano, novas vagas para o curso noções básicas em licitação, distribuídas em três turmas.

Esta é a primeira etapa do programa, que planeja ampliar em 2013 o número de capacitações ofertadas ao funcionalismo público na modalidade EAD, para diversas áreas. Voltado para servidores que já atuam com compras e licitação, ou ainda para quem pretende diversificar sua atuação dentro do serviço público, o curso discute a legislação e o que há de mais novo na área.

A primeira turma deste semestre será ministrada de 13 a 24 de agosto. As inscrições poderão ser feitas pelo Portal do Servidor, de 27 deste mês a 5 de agosto. As capacitações subsequentes ocorrerão nos meses de setembro e novembro. Ao todo serão oferecida 120 vagas.

Educação continuada

A descentralização dos cursos de capacitação, aliada à adoção de plataformas digitais, contribuiu para a ampliação de vagas do programa de educação continuada do estado. Nos últimos quatro anos, até o segundo semestre de 2012, foram capacitados 2.727 servidores na modalidade de educação a distância, introduzida em 2008 pela Saeb, por meio da Universidade Corporativa do Serviço Público (UCS), em parceria com a Escola Nacional de Administração Pública (Enap).

Os custos com as capacitações EAD também contribuem para uso da modalidade. O valor médio estimado por aluno em um curso a distância é de R$ 52,66 – enquanto que em aulas presenciais são avaliadas em R$ 650. Trata-se de uma economia de mais de 90%. “Além do servidor não precisar se deslocar, também há a economia no aluguel de salas e do material didático, além da facilidade em ter todo o conteúdo disponibilizado em tela e acessível a qualquer hora”, explica a diretora de Valorização e Desenvolvimento de Pessoas, Joana Pinheiro.

Para o servidor da Secretaria da Segurança Pública do Estado da Bahia (SSP), Jobson Teodoro dos Santos, de Itabuna, as capacitações EAD são uma ótima opção, já que não tem condições de se ausentar da cidade por muito tempo. “É o primeiro curso que faço pela Saeb, mas eu sempre me inscrevo em capacitações a distância. Se fosse para me deslocar seria muito complicado, pois não tenho condições de me ausentar por muito tempo de Itabuna. É uma opção que sempre adoto para poder me capacitar”. Ele se formou na última turma de noções básicas em licitação.

Certificado na mesma área, o servidor do Sinebahia em Barreiras, Edimilson Santos de Souza, também é adepto dos cursos de formação a distância. “Eu acho importante o Estado empreender esta metodologia para levar o conhecimento aos seus colaboradores. Eu sempre tive interesse nestes cursos, porque possibilitam a organização do tempo. Essa capacitação foi mais uma que realizei, com foco no futuro, pois todo conhecimento é válido”.