A Escola Municipal Nova do Bairro da Paz abrigou nesta segunda-feira (13) as atividades do projeto ‘Um por todos e todos pelo outro, pra gente se ver na roda’, promovido em parceria com a Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH), com o objetivo de levar às comunidades a discussão sobre direitos das pessoas com deficiência, contemplando as mais diversas faixas etárias.

A intenção da Superintendência dos Direitos da Pessoa com Deficiência, da secretaria, é a sensibilização para convivência e inclusão da pessoa com deficiência. “Durante as atividades nós convidamos as crianças a darem depoimentos sobre suas experiências com pessoas com deficiência e de como elas devem ser tratadas. O resultado é gratificante”, disse o superintendente Alexandre Baroni.

Segundo a vice-diretora da unidade escolar, Ana Patrícia, as crianças com deficiência também têm parentes ou amigos na mesma condição. Por isso, a parceria com a SJCDH “serve para ajudar os alunos e a comunidade a ter um olhar mais humano para com essas pessoas e instruí-los a tratar a todos de forma igual”.

Zaqueu, 13 anos, após observar atentamente as atividades da oficina comentou sua atitude em relação às pessoas com deficiência: “Não é porque a pessoa tem deficiência que não devemos brincar e nos divertir. A gente pode ser amigo de todo mundo”.

As rodas discussão tiveram a participação de cerca de 1.300 estudantes na faixa etária de cinco anos até a idade adulta. Professores e outros servidores foram capacitados por meio de oficinas para atuar como multiplicadores das questões relativas aos direitos da pessoa com deficiência.