“Que o projeto Rede TV Jovem continue, pois precisamos muito de oportunidades no campo de audiovisual. Queremos seguir em frente e sermos grandes profissionais em Senhor do Bonfim”. Assim, o formando Adenildo Torres finalizou o seu discurso durante a cerimônia de entrega dos certificados de qualificação pelo Programa Jovens Baianos, coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes).

Realizado no último sábado (27), no auditório do Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães, em Senhor do Bonfim, o evento diplomou os 100 participantes do projeto Rede TV Jovem, que realizaram cursos nas áreas de produção, edição e operação de câmera, promovidos na TV Vila Nova da Rainha.

A secretária Moema Gramacho garantiu a continuidade do projeto, atendendo aos pedidos feitos pelos presentes. Além disso, ressaltou que o programa abre portas para os jovens rumo ao crescimento profissional. “Vocês, que entraram nesses cursos, abriram a cabeça, não só porque aprenderam a manusear os equipamentos, mas porque adquiriram novos conhecimento e informação”.

Segundo o coordenador do Jovens Baianos, Jabes Soares, ações como essa “vêm no sentido de desconstruir uma imagem que foi criada ao longo dos anos de que jovem era caso de polícia. Esses jovens provam o contrário disso, pois são alvo de política pública”.

Determinação

Durante o evento, aconteceu o Festival de Curtas, com premiação de três vídeos produzidos pelos jovens de cada núcleo, abordando o tema cidadania. A coordenadora da TV Vila Nova da Rainha, Dandara Toalégi, rememorou os 11 meses das atividades desenvolvidas na emissora, ressaltando a determinação dos alunos. “Vencer, uma palavra de seis letras, é a que melhor nos representa, pois, com ela mostramos nossa garra, raça e atitude”.

O presidente da ONG Ação e Cidadania, André Actis, ressaltou que “trazer a iniciativa para o interior é muito bom, porque o jovem daqui também precisa dessa mesma oportunidade. A juventude, além de trabalho e de comida, precisa de crescimento tecnológico”.

Rede TV

Resultado de parceria entre a Sedes, por meio do Jovens Baianos, e a ONG Ação Pela Cidadania, o ‘Projeto Rede TV Jovem – Uma Imagem Social da Bahia’ capacita jovens nas áreas de produção, edição e operação de câmera. O principal objetivo é promover o protagonismo juvenil, por meio da preparação para o mundo do trabalho no mercado do audiovisual. Além de Senhor do Bonfim, o projeto está presente em Salvador, com a TV Pelourinho, em Irecê, com a TV Irecê.