Muita gente acordou cedo para conferir de perto a estrutura do novo Mercado do Rio Vermelho (Ceasinha), que começou a funcionar nesta quinta-feira (15), após uma grande reforma realizada pelo Governo do Estado. O mercado tem oito mil metros quadrados, 140 boxes e um estacionamento com 240 vagas. Por enquanto, 50 boxes estão em funcionamento e a previsão é que todos sejam abertos em junho.

Mas quem for até o local vai encontrar boxes com frutas, peixaria, verduras, e temperos, além de lojas de artesanato. A empresária Patrícia Farias, 38 anos, chegou cedo ao mercado para garantir o peixe do almoço e aprovou as novas instalações. “Está tudo mais organizado, mais amplo, com muita variedade de produtos e mais limpo. Isso deixa o local mais agradável”.

Os comerciantes também estão otimistas com o espaço. Eles acreditam que a organização do estabelecimento deve atrair ainda mais consumidores. Os resultados são aguardados com entusiasmo e expectativa. “Temos clientes fiéis, pessoas que já nos conhecem há anos e queremos trazer mais. Há um espaço excelente no novo mercado, em que podemos inovar e atender bem o público”, afirmou a proprietária de uma loja de artesanato, Maria de Fátima Carvalho.

Investimentos

Proprietário de uma peixaria, João Silva Nunes disse que os comerciantes da Ceasinha aguardaram com ansiedade a liberação da nova estrutura. Para ele, a partir de agora as vendas vão aumentar. “Há 20 anos esperávamos por essa nova estrutura, que nos oferece condições dignas de trabalho e de atender ao cliente. Aqui, temos espaço para o cliente se locomover, higiene, escadaria, estacionamento adequado. E para o cliente ainda damos os descontinho para agradá-lo”.

Para a realização das obras da nova Ceasinha foram investidos R$ 28 milhões. A área comercial construída foi ampliada em 88% – passou de 4. 637 metros quadrados para 8.725 metros quadrados. Os espaços comerciais aumentaram de 100 para 140, sendo 171 boxes no total; e as vagas de estacionamento 140%, de 100 para 240 (179 são cobertas). A construção do mercado ficou sob a responsabilidade da Axxo e a supervisão das obras foi feita pela Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder), vinculada à Secretaria Estadual de Desenvolvimento Urbano (Sedur).