O Comitê Gestor da Copa do Mundo da FIFA na Bahia, grupo formado por 11 órgãos estaduais e presidido pelo secretário da Copa, Ney Campello, se reuniu na tarde desta quinta-feira (18), no auditório da Casa Civil. A reunião teve como finalidade apresentar o Relatório Final do Programa Copa 2014 na Bahia e o Plano de Desmobilização e Internalização dos Legados Institucionais do Programa Copa 2014 na Bahia, ambos elaborados pela Secretaria Estadual para Assuntos da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014 (Secopa), através de uma equipe de consultoria e com o apoio dos demais entes.

Pela Secopa, responsável pela convocação da reunião, estavam presentes além de Ney Campello, o seu chefe de gabinete, Jorge Wilton, e membros de coordenações e assessorias, a exemplo de Projetos, Jurídica, Comunicação, Relações Internacionais e Esportivas, e de Legados.

Também participaram os secretários estaduais da Segurança Pública (SSP) e do Turismo (Setur), Maurício Barbosa e Pedro Galvão, respectivamente. Representantes dos demais órgãos que compõem o Comitê Gestor acompanharam a apresentação dos documentos e opinaram sobre os itens que devem ser contemplados na versão final.

O secretário Ney Campello destacou a importância da iniciativa. “Fizemos uma Copa na Bahia de sucesso, demonstramos, entre outras coisas, que temos capacidade de atuar de maneira integrada e articulada. Este Relatório, além de apresentar os dados que reforçam o êxito da operação, dos legados e do evento em si, contém informações relevantes, que podem embasar a gestão pública nos próximos desafios que surgirão e também no próprio cotidiano. Nosso desafio é trazer a qualidade dos serviços vivenciada durante a Copa para a realidade do estado”, explica.

Cumprimento da legislação

Campello comentou ainda sobre o Plano de Desmobilização. “Estamos encerrando uma secretaria, este é um processo que requer organização e cumprimento da legislação. Além disso, em virtude dos eventos realizados, adquirimos bens e precisamos inventariar todos os itens, encaminhando-os devidamente para os demais órgãos. Temos, por exemplo, cercas de segurança e cadeiras que podem ser incorporadas ao patrimônio da Segurança Pública ou de outra secretaria”, cita.

Os participantes da reunião opinaram sobre os documentos, sugeriram melhorias e destacaram os pontos positivos. Até o final do mês, o Relatório Final estará disponível para todos os membros do Comitê Gestor e demais interessados.

Compõem o grupo o Gabinete do Governador, a Casa Civil e as secretarias estaduais do Desenvolvimento Urbano (Sedur), Turismo (Setur), Planejamento (Seplan), Meio Ambiente (Sema), Segurança Pública (SSP), Comunicação (Secom), Fazenda (Sefaz) e a Secretaria Estadual do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre).