A frente fria se afasta para o Oceano Atlântico, mas ainda influencia as condições do tempo na faixa centro-leste da Bahia nos próximos dias. Com isso, a previsão do serviço de meteorologia do Instituto de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) para Salvador e região metropolitana, além das regiões nordeste, Recôncavo e sul, é de céu parcialmente nublado com chuvas fracas, sendo que nas áreas mais próximas ao litoral do sul e Recôncavo baiano poderão ocorrer chuvas mais expressivas.

As temperaturas nessas regiões deverão oscilar entre 17°C (mínimas) e 30°C (máximas). Na capital e RMS as temperaturas permanecerão estáveis, com mínimas de 22ºC e máximas de 27ºC. Para as regiões da Chapada Diamantina e sudoeste, também há previsão de chuvas fracas, sendo estas de forma isolada. As temperaturas nessas áreas permanecem amenas, com mínimas podendo chegar aos 14°C, típicas do início da estação.

A massa de ar seco permanece deixando o sol ensolarado em toda a faixa centro-oeste e norte da Bahia. Assim, nas regiões oeste, São Francisco e norte as temperaturas ainda serão as mais elevadas do estado, com máximas podendo chegar aos 37°C.

Essa massa segue mantendo a umidade relativa do ar baixa (em tono de 40%) que, somada às altas temperaturas, contribuem para manter elevado o número de focos de queimadas nessas áreas. Por isso, a recomendação é de uso moderado do fogo no preparo do solo para o plantio para evitar uma grande queimada e conseqüente prejuízos econômico e ambiental para a região.

Radiação 

A estação da primavera é o período de transição entre as estações de inverno e do verão, sendo no inicio com temperaturas amenas e tempo seco (típica do inverno) e na segunda metade com temperaturas elevadas e chuvas mais intensas (típica de verão).

Dessa forma, há o aumento da incidência de radiação solar no Hemisfério Sul e, consequentemente, a elevação dos Índices de Radiação Ultravioleta, como pode ser visto na previsão para estas quinta e sexta-feira (25 e 26).

Nesse período os IUV’s deverão variar de 11 a 12 que segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) fazem parte da categoria de intensidade ‘Extrema’. O alerta é para cuidados quanto à exposição prolongada à radiação solar, principalmente, nos horários das 10 às 16h, como usar protetor/filtro solar, chapéus, bonés, óculos escuros e roupas leves.