A poucos dias para a chegada do verão, a chuva da estação já está ocorrendo na maioria das regiões do país, decorrente de uma intensa faixa de umidade vinda da Região Amazônica que se estende pelo Centro-Oeste, Sudeste e parte do Nordeste brasileiro.

Na Bahia, essa faixa de umidade influencia com mais intensidade o centro-sul e a região oeste. De acordo com informações do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), nas regiões oeste, São Francisco, sudoeste e sul, a previsão é de céu encoberto e chuvoso. O aumento do teor de umidade, somado ao calor, é condição favorável à ocorrência de chuva mais intensa, podendo vir acompanhada de trovoada, principalmente no oeste baiano.

No centro-leste do estado, as condições do tempo permanecem influenciadas, predominantemente, pelos ventos úmidos vindos do Oceano Atlântico. Com isso, nas regiões da Chapada Diamantina, norte, nordeste e Recôncavo, a previsão é de céu nublado a parcialmente nublado com chuva fraca. Eventos isolados de chuva mais significativa também poderão ocorrer no litoral do Recôncavo.

Para Salvador e região metropolitana, onde continua influenciando o tempo a umidade vinda do mar, também é esperada chuva. A temperatura segue estável, com mínima de 23°C e máxima de 30°C. Nas demais regiões do estado, mesmo com a previsão de chuva, a temperatura deverá ser manter elevada, o que é típico do final da primavera. Os maiores valores são esperados nas regiões norte, nordeste e São Francisco, onde podem chegar aos 35°C.

Maré

Desta sexta-feira a domingo (12 a 14), a maré deve atingir a altura máxima, entre 7h e 10h e entre 19h e 22h, variando de 1,4 e 2,2 metros. Já a altura mínima deve ser registrada, entre 1h e 4h e entre 13h e 16h, oscilando de 0,2 a 1,2 metro. As ondas previstas para o período devem ter agitação fraca com altura máxima de até 1,5 metro.

Radiação ultravioleta

Dezembro já sinaliza a estação do verão, mês em que a temperatura se eleva e a chuva fica mais intensa. Nessa estação, mesmo em dias com muitas nuvens, há mais incidência de radiação solar no Hemisfério Sul e, consequentemente, aumento nos Índices de Radiação Ultravioleta (IUVs). Isso pode ser observado na previsão para este final de semana,  quando os IUVs devem ser 12 e 13, o que, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), faz parte da categoria de intensidade ‘Extrema’.

Em razão disso, precisam ser redobrados os cuidados quanto à exposição prolongada à radiação solar, principalmente no período das 10 às 16h, quando há maior incidência da radiação. É recomendado o uso de protetoro solar, chapéu, boné, óculos escuros e roupa leve para minimizar os danos causados à saúde.