As condições do tempo na Bahia deverão ter algumas mudanças nos próximos dias, principalmente em relação às chuvas. Isto se deve à passagem de uma frente fria pelo Sudeste brasileiro que, associada ao calor, aumenta a nebulosidade e as chances de ocorrer chuvas em algumas regiões do estado, a exemplo do oeste, São Francisco, sudoeste e sul. Mesmo sendo de fraca intensidade e em áreas isoladas, estas chuvas já são reflexos do início do principal período chuvoso dessas regiões. Ainda assim, não serão suficientes para reduzir o número de focos de queimadas que vêm sendo registrados nas últimas semanas.

Mesmo com a passagem desse sistema frontal, a massa de ar quente e seco continua influenciando o tempo em grande parte do estado, mantendo o céu ensolarado e com poucas chances de ocorrer chuvas em algumas regiões, como na Chapada Diamantina, norte e nordeste. Outro reflexo dessa massa de ar continua sendo as altas temperaturas em praticamente toda a Bahia, como nas regiões oeste e São Francisco, onde as máximas poderão chegar aos 38°C. Nas demais regiões do estado, essas máximas podem até chegar aos 35°C.

Para o Recôncavo baiano, onde a massa de ar atua com menos intensidade, quem continua influenciando o tempo são os ventos úmidos vindos do Oceano Atlântico, o que deverão manter o céu parcialmente nublado a claro. Eventos isolados de chuvas fracas também estão previstos para essa região, principalmente, nas localidades mais próximas ao litoral, a exemplo da cidade de Salvador e região metropolitana, onde as temperaturas deverão oscilar entre mínimas de 22°C e máximas de 29°C.

A estação da primavera é o período de transição entre as estações de inverno e do verão, sendo no início com temperaturas amenas e tempo seco (típica do inverno) e na segunda metade com temperaturas elevadas e chuvas mais intensas (típica de verão). Além disso, há o aumento da incidência de radiação solar no Hemisfério Sul e, consequentemente, a elevação dos Índices de Radiação Ultravioleta, como pode ser visto na previsão para os dias 2 (quinta-feira) e 3 (sexta-feira).

Nesse período os IUV’s deverão variar de 11 a 12 que, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), fazem parte da categoria de intensidade ‘Extrema’. Com isso, mantêm-se os cuidados quanto à exposição prolongada à radiação solar, principalmente, nos horários das 10 às 16h, como: usar protetor/filtro solar, chapéus, bonés, óculos escuros e roupas leves.