A umidade vinda do Oceano Atlântico mantém o céu parcialmente nublado na cidade de Salvador e região metropolitana, onde poderão ocorrer chuvas fracas e isoladas a qualquer hora do dia. As temperaturas não deverão ter grandes variações, oscilando entre mínimas de 21°C e máximas de 27°C.

As condições do tempo na Bahia não deverão ter mudanças significativas nos próximos dias, ou seja, na faixa centro-oeste a massa de ar quente e seco continua predominando, mantendo o céu claro nas regiões oeste, São Francisco e norte. Os índices de temperaturas se mantêm, nessas áreas, como os mais elevados do Estado, com valores máximos variando de 32°C a 35°C. Devido a permanência dessa massa de ar, aumenta as chances de ocorrer focos de queimadas, deixando em alerta essas regiões.

Essa massa de ar também influencia o tempo, porém com menor intensidade, nas regiões da Chapada Diamantina e sudoeste, onde a previsão é de céu parcialmente nublado a claro e com poucas chances de ocorrer chuvas. Ainda assim, são nessas regiões da Bahia que prevalecem os menores índices de temperaturas, com valores podendo chegar aos 15°C.

Na faixa leste são os ventos úmidos vindos do Oceano Atlântico que mantêm o céu parcialmente nublado e com possibilidade de ocorrer chuvas fracas no Recôncavo, nordeste e sul. São nas localidades mais próximas ao litoral dessas regiões onde a frequência dessas chuvas será maior. As temperaturas, típicas do início dessa estação, deverão oscilar entre mínimas de 17°C (na região sul) e máximas de 31°C (na região nordeste).

Radiação solar

A estação da Primavera é o período de transição entre as estações de Inverno e do Verão, sendo no inicio com temperaturas amenas e tempo seco (típica do Inverno) e na segunda metade com temperaturas elevadas e chuvas mais intensas (típica de Verão). Além disso, há o aumento da incidência de radiação solar no hemisfério sul e, consequentemente, a elevação dos Índices de Radiação Ultravioleta, como pode ser visto na previsão para os dias 8 (quarta-feira) e 9 (quinta-feira).

Nesse período os IUV’s deverão variar de 10 a 12 que, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), fazem parte das categorias de intensidade ‘Muito Alto’ e ‘Extrema’. Com isso, mantêm-se os cuidados quanto à exposição prolongada à radiação solar, principalmente nos horários das 10 às 16h. É recomendável usar protetor/filtro solar, chapéus, bonés, óculos escuros e roupas leves.