Empresários baianos foram apresentados, nesta terça-feira (14), na Casa do Comércio, em Salvador, aos dados da primeira Pesquisa Conjuntural do Comércio Varejista (PCCV) da Bahia. Realizado nas regiões metropolitana, norte e sul do estado, o estudo aponta indicadores sobre a intenção de consumo das famílias, ao mesmo tempo em que revela o índice de confiança do empresário do comércio.

Inédita no estado, a pesquisa envolve segmentos varejistas presentes na Bahia e é resultado do acordo de cooperação técnica entre a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado da Bahia (Fecomércio-BA), e as secretarias da Indústria, Comércio e Mineração (SICM) e da Fazenda (Sefaz).

Segundo o secretário da Indústria, Comércio e Mineração, James Correia, a pesquisa tem grande importância para nortear as ações no comércio varejista, tanto por parte do Estado quanto da iniciativa privada. “Com esse estudo, é possível avaliar o setor e definir quais políticas públicas mais interessantes para os segmentos”.

De acordo com o presidente da Fecomércio-Ba, Carlos de Souza Andrade, o estudo apresenta um mapeamento fiel sobre o comércio varejista baiano, se tornando de fundamental importância no fornecimento de dados para o setor. “Apenas a Bahia e São Paulo possuem um levantamento como este, que servirá como guia para muitas ações a serem implementadas”.