Considerada a maior festa de participação popular do mundo, o Carnaval de Salvador foi aberto oficialmente nesta quinta-feira (19), na Praça da Revolução, em Periperi, com a participação do Governador Jaques Wagner e do prefeito da capital, João Henrique.

A partir desta sexta-feira (20), Salvador tem uma nova “autoridade”, o Rei Momo de 2009, o cantor e compositor Gerônimo, que recebeu as chaves da cidade das mãos de Clarindo Silva, Rei Momo do ano passado. Em cima do palco principal, a bela rainha Daniela Ferreira completava o casal real do Carnaval da Bahia.

Autor de grandes sucessos da música baiana, como Jubiabá e É d’Oxum, Gerônimo anunciou o início de sua majestade e pediu que os foliões brincassem com alegria e paz. “É uma grande honra ser o rei desta festa maravilhosa. Nós vamos botar para quebrar de alegria nessa cidade. Quero que todos curtam o Carnaval num clima de harmonia, não usem de violência e bebam com moderação”, declarou Gerônimo, abrindo assim, oficialmente o Carnaval 2009.

De Periperi, o governador seguiu para o Campo Grande, onde conferiu o desfile de alguns blocos de samba, como o Alerta Geral, Amor e Paixão e Pagode Total. Todos integram o programa de fomento Carnaval Ouro Negro, criado pela Secretaria da Cultura (Secult) para apoiar entidades 117 carnavalescas de matriz africana, como afoxés, blocos afros, de samba, reggae, índio e percussão.

Apenas nesse programa, o governo está investindo R$ 4,2 milhões, número superior aos R$ 3,6 milhões repassados em 2008 para as 104 entidades que participaram do primeiro ano do programa.

“Temos a maior festa a céu aberto do mundo, e é muito gratificante ver que tudo está pronto. Quem faz o Carnaval agora são os baianos e turistas. Espero que tudo corra bem, com muita paz e muita alegria”, disse Jaques Wagner.

As ações do Governo do Estado para a realização do Carnaval 2009 se dará por meio diversas secretarias que estarão trabalhando para que turistas e baianos possam aproveitar a festa com segurança e tranqüilidade. O investimento total destas ações é de R$ 46 milhões.

Segurança e Saúde

Para garantir a segurança dos foliões, serão investidos R$ 21,5 milhões e, entre policiais civis, militares e bombeiros, serão 22.940 homens trabalhando em todo o estado. Salvador concentra o maior contingente com 16.207 policiais, distribuídos nos três circuitos oficiais da festa e nos bairros de Itapuã, Cajazeiras, Pau da Lima, Periperi, Liberdade e Plataforma.

Além disso, os profissionais da segurança este ano contarão com 1.400 rádios de comunicação, sendo 400 com GPS, possibilitando a localização dos policiais no circuito, e 117 câmeras, sendo 66 com transmissão on line para a Central de Informações da Superintendência de Inteligência.

Reforço nas unidades de emergência e intensificação do atendimento da rede pública hospitalar, com um foco nas ações de prevenção a DSTs, AIDS e dengue. Essas são algumas das ações que serão implementadas pelos técnicos da Secretaria da Saúde (Sesab), num investimento total que ultrapassa R$ 2 milhões. Seis hospitais e cinco unidades de emergência trabalharão sob regime de plantão, com escala extra.

Carnaval Pipoca

Por meio da Secult, o Governo do Estado vai investir R$ 10 milhões, apostando na participação popular e na oferta das atrações de qualidade para o folião que ficar fora das cordas e dos camarotes. O projeto Carnaval Pipoca vai levar aos dois circuitos principais da folia 20 desfiles, com nomes importantes do cenário nacional e que fizeram história na festa, como os Novos Baianos, Carlinhos Cor das Águas e Sarajane, além de garantir o pagamento dos cachês de 100 artistas que se apresentam em trios e palcos instalados nos bairros pela Prefeitura de Salvador.

Só para o Carnaval Pipoca são R$ 3,3 milhões, incluindo recursos da Embasa e Bahiagás. Esse ano, os cachês dos artistas de palcos variam de R$ 3,5 mil a R$ 7 mil e os que se apresentam nos trios recebem entre R$11 mil e R$ 18 mil.
Pela primeira vez, foram licitados quatro trios elétricos que vão ampliar a participação do folião pipoca na festa. O carro-chefe da programação é o trio “Novos baianos 40 anos”, que reunirá Paulinho Boca de Cantor, Baby do Brasil, Pepeu Gomes e Galvão, nos circuitos Dodô e Osmar.

Edil Pacheco capitaneará o Trio do Samba, e o trio Samba do Recôncavo, será puxado por Mariene de Castro. O trio Rock Novas Tendências traz para o circuito oficial, pela primeira vez, o Retrofolia, o baile de Carnaval da banda Retrofoguetes.