Publicada às 10h51

Atualizada às 13h30

A partir deste sábado (30), o tráfego na Rótula do Abacaxi será desviado por causa das obras da Via Expressa Baía de Todos-os-Santos. Os cruzamentos existentes no miolo da região serão fechados, sendo criados retornos fora da rótula, que será expandida em 750 metros – 500 em direção ao Retiro, na avenida Barros Reis, e 250 no sentido Iguatemi.

“Trata-se de uma alteração de tráfego que permitirá a inauguração das obras na Rótula do Abacaxi dentro do cronograma previsto, o que resolverá definitivamente o problema de estrangulamento de trânsito de todo o centro de Salvador”, afirmou o secretário estadual de Desenvolvimento Urbano, Afonso Florence.

As mudanças no tráfego vão ocorrer pelos próximos quatro meses, dentro da Operação Rótula Expandida, realizada pela Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder). A ação visa minimizar os impactos das obras da Via Expressa – maior intervenção viária de Salvador dos últimos 30 anos – provocados pela construção das vias de superfície e dos cinco viadutos previstos para o local.

O presidente da Conder, Milton Villas-Bôas, explicou que as obras na Rótula do Abacaxi, um dos pontos mais críticos do trânsito na cidade, representam 54% da Via Expressa. As alterações na região por onde trafegam diariamente 40 mil veículos vão proporcionar um fluxo sem retenções.

“Estamos trabalhando em parceria com a Transalvador, que já aprovou a intervenção no tráfego. Essas mudanças não serão um transtorno, mas apenas uma questão da população assimilar as modificações, que permitirão o término das obras dentro do prazo desejado”, destacou Villas-Bôas.

O fluxo sem retenções será possibilitado pelos novos retornos, que, diferentemente do que acontece hoje, não possuem semáforos. Com isso, apesar do percurso estendido, os motoristas economizarão tempo no trajeto alternativo, que, de acordo com o coordenador-executivo da Via Expressa, Armindo Gonzalez, estará devidamente sinalizado.

“Temos um plano de divulgação dessas modificações, com placas e avisos dos retornos e alternativas de vias. Com esse traçado, não teremos nenhuma modificação, inclusive, com relação ao acesso aos circuitos do Carnaval”, garantiu Gonzalez.

Mudanças no tráfego

– Só serão permitidas as ligações diretas entre os sentidos Retiro/Iguatemi e Iguatemi/Retiro;

– No sentido Ladeira do Cabula para as avenidas Heitor Dias e Bonocô e para o Iguatemi o motorista deve seguir pela Barros Reis (Retiro) e fazer o retorno próximo à Fiori;

– No sentido avenida Heitor Dias para o Cabula e Barros Reis/Retiro, o motorista deve pegar o retorno construído nas proximidades do metrô;

– O motorista que estiver na Barros Reis e for à Ladeira do Pau Miúdo terá de ir até o Retiro. O retorno existente na Barros Reis será invertido, ficando bloqueado também o cruzamento da Ladeira do Pau Miúdo para a avenida Barros Reis, sentido Retiro.

Rotas alternativas

– Quem sai de Pirajá e outros bairros do entorno da BR-324 em direção ao Centro Histórico de Salvador ou Iguatemi tem como alternativas as avenidas Luís Eduardo Magalhães, Suburbana e San Martín ou a própria BR-324;

– As opções para quem estiver na orla ou centro e precisa se dirigir ao Cabula e bairros próximos são as vias do Pernambués e Narandiba;

– O motorista que sair do Cabula em direção ao centro ou à Cidade Baixa pode voltar em direção à Paralela e, dali, utilizar as vias Bonocô e Vasco da Gama.

Sobre a Via Expressa

Principal projeto do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) na área de infraestrutura e logística em Salvador, a Via Expressa Baía de Todos-os-Santos prevê o investimento de R$ 381 milhões, numa parceria entre o governo federal e o governo estadual, na ligação da BR-324 ao Porto de Salvador. As obras vão ampliar o número de faixas para o tráfego de veículos, proporcionando mais segurança no trânsito e valorização urbana da região.

A proposta central é viabilizar um novo acesso ao transporte de cargas, que atualmente utiliza as avenidas San Martin, Bonocô e Suburbana, o que criará novas opções para os 62 mil veículos que vão fazer uso das novas faixas da via.

No total, serão 4.300 metros de extensão, perfazendo o trajeto de Água de Meninos, Ladeira do Canto da Cruz, Estrada da Rainha, Largo dos Dois Leões, avenida Heitor Dias, Rótula do Abacaxi, Ladeira do Cabula e Acesso Norte (BR-324). Neste trajeto serão construídos dez faixas (seis para tráfego urbano e quatro exclusivas para veículos de carga), três túneis, 14 elevados, quatro passarelas, 23,2 metros de pista de rolamento, 3,2 metros de ciclovia e 35,5 mil metros quadrados de passeio.

Com isso, são estimadas melhorias diretas para cerca de 1,5 milhão de baianos.