Nesta terça-feira (14), a Bahia foi contemplada com dois workshops oficiais da FIFA, um de credenciamento e informações para não detentores de direitos e outro de proteção às marcas. Os eventos foram realizados no Bahia Othon Palace, na capital baiana, uma realização do Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual para Assuntos da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014 (Secopa) e da Prefeitura Municipal de Salvador, pelo Escritório Municipal da Copa.

Para o secretário da Secopa, Ney Campello, a Bahia vive um momento muito favorável em relação aos megaeventos esportivos, já que sediará o Campeonato Mundial de Judô ainda esse ano, a Copa das Confederações da FIFA 2013, o sorteio final da Copa do Mundo da FIFA 2014™ e o próprio mundial de 2014, além de ter jogos de futebol feminino e masculino, nas Olimpíadas de 2016. “Por isso, a Secopa objetiva estreitar suas relações com os profissionais de comunicação, que são de incontestável importância para realização desses eventos”.

Para apresentar as regras do cadastramento e credenciamento, participaram a gerente de Relações com a Imprensa da FIFA, Renata Pereira, o gerente de Operações de Imprensa do Comitê Olímpico (COL), Castelo Branco, do diretor do departamento de TV da FIFA no Brasil, Sven Schaffner e a diretora de Contratos Esportivos da TV Globo, Patrícia Principe.

Direitos

Os palestrantes indicaram o passo a passo do registro dos profissionais, que deve ser feito pela internet, e permite receber informações exclusivas da FIFA e das 12 sedes da Copa 2014. O registro é o primeiro passo, mas não garante o credenciamento no estádio, que deverá ser enviado dentro de prazos estipulados e passará por uma seleção da FIFA, na tentativa de possibilitar que a maioria dos veículos possa fazer coberturas do evento.

As apresentações de Sven Schaffner e Patrícia Príncipe destacaram a importância do respeito dos não detentores dos direitos de mídia às normas estabelecidas pela FIFA, em relação à transmissão de imagens e sons. A TV Globo é a licenciada principal no território brasileiro, tendo como sublicenciados a Globosat, a TV Bandeirantes, o Band Sports, a ESPN Brasil e algumas rádios, ainda em negociação.

Com isso, os não detentores de direitos de mídia que tiverem interesse em receber imagens, deverão manifestar interesse à TV Globo, com 72 horas de antecedência, e deverão utilizar as imagens sem alterá-las, com os créditos, sem exploração comercial e apenas em território brasileiro.

Proteção às marcas

Para Campello, o workshop realizado pela tarde foi importante pois, “debates como esse de proteção às marcas, interessam não apenas à FIFA, mas, aos empresários baianos”. O Programa de Proteção às marcas da FIFA tem como objetivo combater as principais infrações, como falsificações, fraudes, comércio informal no entorno dos estádios, venda ilegal de ingressos e produtos que utilizam as marcas e símbolos do evento sem a devida autorização.