Realizado no Centro de Convenções da Bahia, em Salvador, o Fórum Internacional do Esporte / IV Fórum Copa Bahia 2014 – Fórum Fábio Starling, foi aberto na quarta-feira (12) com uma palestra do navegador e escritor brasileiro Amyr Klink. Com o tema central ‘A Copa das pessoas’, esta edição do encontro realizado pela secretaria estadual para Assuntos da Copa do Mundo Fifa Brasil (Secopa) e pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas da Bahia (Sebrae) apresenta projetos e ações voltados para a geração de legados sociais da Copa das Confederações em 2013 e da Copa do Mundo Fifa de 2014. A programação continua nesta quinta-feira (13).

Na palestra de abertura, Amyr Klink utilizou a experiência adquirida em expedições marítimas solitárias para tratar de assuntos como empreendedorismo, espírito estratégico, vocação pela navegação e esporte, superação e turismo. “Na Copa existem vários riscos, mas eu acho que a Bahia tem uma tradição de implementar eventos que é referência internacional e espero que esta mentalidade seja transformada em algo benéfico a longo prazo”.

De acordo com o secretário Ney Campello, o fórum assume um importante papel nos benefícios gerados pelos grandes eventos. “A Copa das pessoas é tudo aquilo que pode ser incorporado ao capital humano, sejam as obras de infraestrutura, ou as ações sociais, culturais, ambientais e educacionais”, afirmou.

Capacitação baiana para a Copa se destaca

A coordenadora da unidade regional metropolitana do Sebrae, Madalena Seixas, destaca a capacitação e qualificação profissional desenvolvida pelo Estado desde a confirmação de Salvador como cidade-sede. O programa de qualificação e consultoria, implementado com a parceria da Secopa, já atendeu mais de 1400 empreendedores individuais e micro-empresários em áreas como gestão, inovação e tecnologia, além de ações de acesso ao mercado. “O programa prepara o empresário para receber melhor o turista durante a Copa e depois do evento também”.

Outro tema de discussão é a sustentabilidade, colocada em prática durante o encontro. A idéia é que o público realize práticas sustentáveis durante o evento. Os 20 primeiros carros com quatro ou cinco pessoas recebem isenção da taxa de estacionamento, um estímulo à ‘carona solidária’. Para reduzir a distribuição de papel e plástico, e consequentemente de resíduos, os participantes levam as próprias canetas, copos e blocos de anotações. Além de refeições produzidas com produtos orgânicos, será distribuído ainda um manual digital com dicas de práticas sustentáveis.

Plantio de árvores vai mitigar impacto ambiental de eventos

Na ocasião foi lançado ainda um banco de árvores que vai, através do plantio de mudas, repor o impacto ambiental provocado pela realização de todos os eventos da Secopa. No encerramento do fórum, o secretário estadual da Copa, Ney Campello, entregará Certificados Digitais para os participantes que se engajarem nas atividades propostas. No segundo dia do evento, o fórum recebe palestrantes brasileiros e internacionais como o secretário nacional do Esporte de Alto Rendimento, Ricardo Leyser, e o diretor de Vendas e Marketing da Icon, uma das principais empresas de grafismo e sinalética para o desporto do mundo, Andrew Hodson.

Marcam presença também ex-jogadores como o capitão do tri, Carlos Alberto Torres, o também tricampeão mundial em 1970, Paulo César Caju, e o argentino Juan Pablo Sorin. “Temos que construir bons hotéis, transporte e trazer de volta a autoestima não só para a Bahia, mas para todo o Brasil”, disse Caju, que além da experiência dentro do campo acompanhou de perto o legado de mundiais como a Copa do Mundo da França, em 1998.