Para discutir a agilização dos processos de construção da nova pista do aeroporto internacional de Salvador e do novo Aeroporto de Ilhéus, o governador Jaques Wagner e o secretário da Casa Civil da Bahia, Rui Costa, se reuniram nesta segunda-feira (1º), em Brasília (DF), com o ministro da Secretaria da Aviação Civil, Moreira Franco.

A construção da segunda pista, de uma nova torre de controle, além da reforma e adequação de pátios e terminal de passageiros do aeroporto de Salvador conta com o apoio do ministro, mas o governador quer mais agilidade nas obras. A nova pista terá distanciamento da pista atual em 1.160 metros.

O secretário Rui Costa afirmou que a construção da nova pista vai permitir operações simultâneas de voos, e o aumento da capacidade de operação com maior segurança. A nova pista também trará facilidade na manutenção do sistema de pistas e a ampliação da vida útil do aeroporto.

Em relação a Ilhéus, Moreira Franco considerou a possibilidade de conceder uma delegação ao governo da Bahia para tratar da transferência do aeroporto para um novo sítio, junto à Ceplac. O novo aeroporto terá duas pistas de três mil metros.

“Fizemos uma radiografia das pendências para a construção dos novos aeroportos de Ilhéus, Vitória da Conquista e Feira de Santana, além da construção da segunda pista do aeroporto de Salvador, muito necessária para a Copa de 2014”, afirmou o governador.