Os 116 anos da Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH) foram comemorados, na noite de terça-feira (16), durante simpósio realizado no Palácio Rio Branco. O evento homenageou homens e mulheres, que estiveram à frente da pasta e contribuíram para a promoção dos direitos humanos na Bahia.

Autoridades do governo estadual, políticos e representantes da sociedade civil organizada estiveram presentes no ‘Simpósio 116 anos da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos na Bahia’, patrocinado pela Petrobras, que aconteceu no prédio histórico onde a SJCDH funcionou por muito tempo.

Ex-secretários receberam um quadro do artista plástico Charles Henri. Servidores da secretaria – representados pela diretora de Orçamento Público, Diolinda Mascarenhas – também foram homenageados. Uma atração da cerimônia foi o ‘Coral Fragmentos’, formado por idosos aposentados do Estado, que entoou o ‘Hino Dois de Julho’.

O secretário Almiro Sena afirmou que falar a respeito dos 116 anos da SJCDH é, antes de tudo, “refletir sobre os direitos e garantias fundamentais da pessoa humana na Bahia”.