A Estrada da Rainha, em Salvador, está interditada para a realização das obras da Via Expressa Baía de Todos-os-Santos. O trecho fica fechado até o dia 9 de setembro e, durante este período, um serviço de transporte alternativo gratuito será oferecido aos passageiros de ônibus que utilizavam os pontos da região.

De acordo com o secretário da Casa Civil do Governo do Estado, Rui Costa, o serviço, por meio de vans, garante o acesso ao transporte aos passageiros prejudicados com a mudança temporária. “Os moradores e todo mundo que usa ônibus na Estrada da Rainha vão poder ir até o Largo da Soledade, de graça. Lá, os ônibus continuarão a passar”.

A interdição vai permitir realizar trabalhos como a conclusão dos viadutos que ligam a Baixa de Quintas a Estrada da Rainha, a retificação de um canal que passa pelo local, além de permitir a abertura das vias integrantes do projeto. De acordo com o secretário, ainda faltam desapropriar 24 imóveis, o que deve acontecer em breve.

Balanço

A construção da Via Expressa foi dividida em sete frentes de trabalho e 75% da obra está concluída. De acordo com o engenheiro da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder), Carlos Médici, as frentes um e dois já foram entregues. A três, ainda segundo Médici, “está em execução, a quatro (a pavimentação da Avenida Heitor Dias) está em fase de conclusão e a cinco (três viadutos do Largo dos Dois Leões e quatro viadutos na Baixa de Quintas) também já está em fase final, a exemplo do túneis que ligam ao porto”.

Até outubro será inaugurado mais um trecho, com a via sendo aberta da BR-324 até a Baixa de Quintas. “O trânsito será muito melhor em toda a região, já que essa é uma via estruturante, uma ligação rápida de acesso do transporte de carga ao porto e da população até aquela região da cidade”, explicou o secretário Rui Costa.