Qualificar e inserir jovens baianos de baixa renda em atividades produtivas em postos formais de trabalho ou em atividades empreendedoras. Este é o objetivo principal do programa Trilha 2013, cujas inscrições vão até 31 deste mês, nas unidades do SineBahia. 

O programa, do governo estadual e executado pela Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), oferece 3.500 vagas gratuitas de qualificação em 25 municípios baianos. 

Agente de cultura, confeccionista, gastronomia, mecânica náutica e mobilizador de redes sociais são alguns dos 37 cursos oferecidos pelo programa. Eles terão carga de 400 horas/aula, sendo 100 de qualificação social, 250 de qualificação profissional e 50 para orientação e elaboração do trabalho final de curso.

Podem se inscrever jovens de 16 a 29 anos que tenham concluído ou que estejam frequentando regularmente o ensino médio na rede pública (ou cursos do programa Educação de Jovens e Adultos) e que pertençam a famílias cadastradas no Bolsa Família.

O Trilha está dividido em grandes áreas da qualificação social e profissional. Há cursos nos segmentos de arte e cultura, comércio e serviço, turismo e hospitalidade, metal mecânica, beleza e estética, esporte e lazer e tecnologia da informação.

As aulas começam em agosto e têm duração de cinco meses. Para se inscrever, é necessário preencher a ficha no local, apresentando cópia do RG, CPF, cartão do Bolsa Família (do inscrito ou do responsável) e os comprovantes de escolaridade e residência. 

O jovem interessado só poderá se inscrever no município onde tiver atestado de residência. Em Salvador, as inscrições acontecem apenas na Unidade Central (Avenida ACM, 3359, Edf. Torres do Iguatemi).

O programa terá uma lista de reserva, caso a procura seja maior que a oferta, já que existem critérios básicos de seleção pré-determinados no sistema, como maior escolaridade, idade, além dos jovens que são pais ou mães. Também não haverá curso noturno e a convocação dos selecionados será feita por telefone.

Municípios atendidos

Alagoinhas, Cachoeira, Camaçari, Cruz das Almas, Eunápolis, Feira de Santana, Gandu, Ilhéus, Itabuna, Itaparica, Lauro de Freitas, Maragogipe, Mata de São João, Muritiba, Nazaré, Porto Seguro, Salinas da Margarida, Salvador, Santo Antônio de Jesus, São Félix, São Francisco do Conde, Saubara, Teixeira de Freitas, Valença e Vitória da Conquista.