Aproximadamente 2.600 passageiros do MSC Divina desembarcam em Salvador, neste sábado (28), com previsão de permanência de dois dias na capital baiana. Eles utilizarão o novo Terminal de Passageiros do Porto, que oferece muito mais conforto para a chegada de visitantes.

O navio reúne turistas mexicanos que fretaram a embarcação. Eles percorrem a costa brasileira, com visita a Fortaleza, Salvador, Ilhéus e Rio de Janeiro, até atracar de volta em Santos, porto paulista onde foi iniciado o roteiro da Copa do Mundo Fifa Brasil 2014. Na capital baiana, a programação prevê passeio no Centro Histórico, Mercado Modelo e Porto da Barra, entre outros pontos turísticos.

O secretário estadual do Turismo, Pedro Galvão, disse que os visitantes “querem conhecer os principais pontos turísticos da capital baiana, com ênfase no Centro Histórico, e o Governo da Bahia investiu na qualificação da mão de obra para bem atender”.

Guias e monitores bilíngues da Secretaria do Turismo (Setur) e Bahiatursa atendem aos visitantes desde 12 de junho, em áreas estratégicas como o Porto, Pelourinho e Barra.

Receptivo da Bahiatura

A Bahiatursa preparou um receptivo especial, com baianas tipicamente trajadas distribuindo fitinhas do Senhor do Bonfim e o minitrio Rixô Elétrico, de Fred Menendez. A ação começa às 8h deste sábado (28) e os nove integrantes da banda apresentarão um repertório de músicas juninas e de Carnaval. Dos 2.600 passageiros, a metade viaja de avião, às 5h do mesmo dia para Belo Horizonte, onde vão assistir ao jogo entre Brasil e Chile, na Arena Mineirão, e retornam à noite para Salvador.

No domingo (29) pela manhã, outro grupo de 1.100 mexicanos vai a Fortaleza para o jogo México contra Holanda, na Arena Castelão. Os mais de 1.300 integrantes que ficam na capital baiana, depois de serem recepcionados pela Bahiatursa, participam de tour, visitando os principais pontos turísticos. Eles permanecem na cidade até segunda feira (30), tempo em que aguardam a outra parte que retorna de Fortaleza. De Salvador, o navio segue para o Rio. Depois, vai para os Estados Unidos, passando antes no México.

Os turistas contrataram o navio especialmente para assistir aos jogos da Copa do Mundo Fifa Brasil 2014. Entre eles, fazem parte do grupo, americanos e haitianos, perfazendo um total de quatro mil pessoas. Um grupo ficou no Rio e outro em Fortaleza.