O recorde das exportações baianas e as medidas anti-dumping para o setor calçadista são alguns dos temas que a secretária de Comércio Exterior do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Tatiana Prazeres, discute em Salvador, nesta sexta-feira (15). Ela estará às 10h no auditório do Sebrae, no Largo dos Aflitos, para o pré-lançamento do Encontro de Comércio Exterior (Encomex), que acontecerá em Salvador, nos dias 3 e 4 de agosto deste ano (2011).

Tatiana Prazeres vai repercutir os dados do primeiro semestre de 2011 sobre o comércio exterior, que revelaram que as exportações baianas fecharam junho com o maior volume mensal de negociações da história, alcançando a marca de US$ 1,050 bilhão, o que supera em 45,9% as receitas de igual mês de 2010. Até então, o maior valor já registrado mensalmente pelas exportações baianas foi de julho de 2008, quando alcançaram US$ 1,022 bilhão, antes dos efeitos da crise econômica mundial.

A secretária também falará sobre as medidas que o Governo Federal está tomando contra o dumping praticado pela China no setor de calçados, ameaçando a indústria nacional de calçados, inclusive as fábricas localizadas na Bahia, especialmente na região de Itapetinga. Os secretários da Casa Civil do Governo do Estado, Eva Chiavon, e da Indústria, Comércio e Mineração, James Correia, também participam da coletiva.